A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, através da Comissão da Comissão da Mulher Advogada (CMA), promoveu ações de conscientização da campanha “NÃO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”, junto a torcedores de duas equipes de futebol do estado, Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, no último sábado (12). As iniciativas ocorreram em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, o Movimento Mulheres do Legislativo e a Procuradoria da Mulher do Estado do Ceará.

As ações iniciaram pela manhã no “Dia da Gloriosa”, evento na sede do Ceará Sporting Club (Porangabuçu), em alusão ao Dia da Mulher para as sócias torcedoras do time. O momento foi marcado pelo workshop com falas da vice-presidente da CMA, Raquel Andrade, e da membro da CMA, Evanile Aguiar. Além disso, a Comissão da OAB-CE contou com um stand para atendimento e orientações jurídicas às mulheres presentes.

Dando continuidade às ações, na noite do sábado, a campanha foi à Arena Castelão (Estádio Governador Plácido Castelo) para a partida válida pela semifinal do Campeonato Cearense 2022, entre o Fortaleza Esporte Clube e o Ferroviário Atlético Clube. O jogo foi transmitido e contou com um público de quase 25 mil torcedores, na maioria homens, que puderam receber a mensagem acerca da importância da conscientização da violência contra a mulher.

A vice-presidente da OAB-CE e presidente da CMA, Christiane Leitão, ressaltou que a iniciativa vai ao encontro das ações afirmativas da Ordem, levantando uma bandeira constantemente pautada. “Nós, como rede de proteção, temos um papel fundamental, que é o de difundir informações, explicar o que é e o que gera a violência. Através da campanha, temos buscado interagir com a sociedade e trabalhar a favor de uma cultura de paz. Agradecemos o apoio irrestrito do Ceará Sporting Club e do Fortaleza Esporte Clube por suas adesões a essa relevante iniciativa, promovendo uma conscientização para todos os torcedores e jogadores. Este golaço é em prol das mulheres e da sociedade!”, defendeu.

Participando das ações, Evanile Aguiar apontou a relevância do protagonismo da OAB em reforçar a luta na sociedade pela defesa da mulher diante de tantos crimes de violência, como o feminicídio. “É trazer a importância de lutarmos juntos, não só as mulheres, mas também o público masculino que gosta de futebol, de poder estar dentro de um estádio e saber essa importância que é o combate à violência contra a mulher. E, diante de nossa explanação no Ceará, pudemos levar a todas as mulheres sócias torcedoras a quem recorrer em casos de violência. Nós temos um WhatsApp do Movimento Mulheres do Legislativo de atendimento às mulheres vítimas de violência. Nós temos ainda a delegacia especializada e a Casa da Mulher Brasileira, onde há atendimento psicológico e assistência social. E o papel da OAB-CE é importantíssimo nesse protagonismo de levar as informações a toda a sociedade e às mulheres em si que não sabem como buscar os seus direitos diante de tamanha violência”, evidenciou.

O primeiro momento contou ainda com a participação das membros da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE: Ivna Costa; Camila Castelo Branco; Anna Ribeiro; Sara Cirne; Daniela Gabriel; e Rosimeire Reis. Representando a CAACE, participaram as advogadas Deysi Souza e Giovanna. O segundo momento contou ainda com a participação de representantes das membros da Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE: Ana Paula Rocha; Edileuza Rodrigues de França; Rosimery Reis Martins; Júlia Barreto; e Karine Gonçalves. Por parte do Grupo Mulheres do Brasil, participaram: Ana Carolina Nascimento; Annette Therese Yvonne de Castro; e Adriana Martins Queiroz.