Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 08 de março, a OAB Ceará, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), promoveu, na tarde desta terça-feira (08/03), no auditório da seccional, o evento “OAB pelas Mulheres”. O encontro foi marcado pela discussão e valorização no que diz respeito ao espaço da mulher na sociedade, contando inclusive com diversos serviços gratuitos oferecidos pela CAACE. O evento teve também transmissão virtual pelo canal da OAB Ceará no Youtube. Clique aqui e confira.

Através da CAACE, dezenas de advogadas presentes na sede da seccional foram acolhidas com serviços voltados para o autocuidado, saúde e bem-estar das mulheres como: massoterapia, esmalteria, design de sobrancelha, vacinação contra a gripe, teste de glicemia, aferição de pressão e orientações nutricionais e pilates, além de sorteio de brindes de empresas parceiras.

Tatiana Lambert, advogada e membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Ceará, foi uma das advogadas beneficiadas.  “O evento traz a mulher advogada para sua casa, e neste ano, a união entre OAB Ceará, ESA-CE e CAACE para a realização deste evento, demonstra a preocupação e atenção das instituições, sobre a valorização da advogada mulher. Na oportunidade, utilizei dos serviços de hidromassagem oferecidos e, para mim, poder usufruir disso em um único lugar, economiza tempo e ainda ajuda no reforço da nossa autoestima. Aproveito inclusive para parabenizar às instituições pela iniciativa”, disse.

Dando início à solenidade em alusão ao Dia da Mulher, no auditório da Ordem, compuseram a bancada: os diretores da OAB-CE, Christiane Leitão (vice-presidente); David Peixoto (secretário-geral); as conselheiras federais da OAB pelo Ceará, Ana Paula Araújo e Katianne Wirna; os diretores da CAACE, Lucas Asfor (presidente), Waldir Xavier (vice-presidente) e Francisca Castelo Branco (secretária-geral); a diretora acadêmica da ESA-CE, Érica Martins; e Iara Costa, homenageada da tarde pelos 42 anos de sistema OAB.

Em discurso, Christiane Leitão citou diversas personalidades femininas importantes na história da sociedade e destacou sobre a defesa igualitária dos direitos de toda e qualquer mulher. “Nós, mulheres, já somos efetivamente mais da metade da advocacia brasileira e praticamente da cearense. Historicamente somos as principais vítimas de violação de direitos e, neste sentido, cabe a todas nós, unidas, lutarmos pelo que temos e lutarmos para avançar nos nossos direitos. Acrescento que ser uma defensora dos direitos humanos, é sim ser também uma feminista. A OAB está pelas mulheres e está pelos direitos de todas e todos”, disse a vice-presidente da seccional cearense.

Iara Costa, advogada, que é também funcionária da OAB Ceará, exercendo o cargo de tesoureira há exatamente 42 anos, neste dia da mulher, recebeu uma homenagem pela diretoria da seccional por toda sua trajetória, marcada pelo exercício exemplar como funcionária e também pelo exercício do direito. Após receber um buquê de flores entregues por Christiane Leitão, Iara foi aplaudida de pé pela plateia presente.

Ressaltando ainda sobre o protagonismo feminino nos quadros da Ordem, o evento também concedeu posse às coordenações das Comissões da Mulher Advogada (CMA) da OAB Ceará e também das subsecções ao redor de todo estado.

SOLENIDADE DE JURAMENTO

Na sequência, ocorreu a solenidade de entrega de carteira para 36 novas advogadas na seccional cearense.

David Sombra, secretário-geral da OAB Ceará, esteve presente também no evento e destacou sobre a presença da mulher na política. “Baseado em estudos científicos, a diminuição drástica da corrupção no Brasil está diretamente ligada à inserção das mulheres no exercício da política. Então, deve se lutar sempre para que toda e qualquer mulher tenha, por direito, uma condição equivalente e equiparada”, concluiu.

Lucas Asfor, presidente da CAACE, parabenizou às advogadas que receberam a carteira e realizou o juramento de compromisso junto às advogadas. “Sou um grande entusiasta do empoderamento das mulheres, uma vez que isso torna o sistema OAB muito mais representativo na nossa sociedade. Enquanto presidente da Caixa, reafirmo o nosso compromisso de ter como prioridade a implementação de ações em benefício da saúde e do bem estar da mulher e da sua qualidade de vida. Uma vez que, o fomento disso tudo, é nosso dever para o bem do exercício de sua profissão. Encerro dando meus sinceros parabéns às mulheres advogadas” finalizou.

Diretora Acadêmica da ESA Ceará, Érica Martins saudou a todos os presentes e em especial as advogadas recém-inscrita, e destacou sobre a metodologia da ESA. “Nossa diretoria, atualmente, entre conselheiros e diretores, é formada por 11 pessoas. Entre elas, cinco são mulheres advogadas, que trabalham diuturnamente para que o ensino jurídico seja feito com a maior qualidade e levado aos nossos advogados e advogadas de forma ampla, não só aqui na capital, mas também no interior. Nossos cursos, que são os cursos de vocês, levaram a paridade não só no número de inscritos, onde na verdade nós mulheres somos a maioria, mas também no número de professores e palestrantes. Neste sentido, a história tem mostrado que, desde os bancos da academia, às próprias revoluções, nós somos força nas mais diversas facetas de nossas vidas. Sejam muito bem-vindas!”, concluiu.

Confira álbum de fotos Evento Dia da Mulher

Confira álbum de fotos Solenidade de Entrega de Carteiras