A Seccional do Ceará da Ordem dos Advogados do Brasil realizou, na sexta-feira, 08/04, mais uma solenidade de posse das Comissões Temáticas. O evento aconteceu de forma presencial no auditório da OAB Ceará e foram empossados 169 membros das 6 comissões: Comissão da Diversidade Sexual e Gênero, Comissão de Direito Bancário, Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão de Direito Penitenciário, Comissão de Direito Tributário.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destacou a importância dos trabalhos das comissões. “Ter sido membro de comissão me ajudou chegar até a presidência da OAB Ceará. Foi o primeiro passo que dei dentro da Ordem e esse trabalho me ajudou muito a conhecer como funciona o sistema e, principalmente, compreender a relevância dos impactos dos trabalhos desempenhados para a nossa classe e também para a sociedade. Por isso, sempre faço meu convite para que os advogados e advogadas possam conhecer as comissões e que busquem colaborar com esse trabalho. Sejam todos e todas muito bem-vindos(as)”, disse Dantas.

A vice-presidente da Ordem cearense, Christiane Leitão, salientou que as comissões são o coração da OAB Ceará e reforçou a importância de criar laços. “Eu acredito nos trabalhos das comissões, pois elas fazem um verdadeiro trabalho de interlocutores com a advocacia e sociedade, sendo assim o coração da ordem. Por isso, é muito importante que as comissões criem seus laços e também desenvolvam seus trabalhos de forma conjunta”, pontuou a coordenadora das Comissões Temáticas da OAB-CE.

O coordenador adjunto de comissões da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, ressaltou a importância da interiorização das ações. “É muito importante que as comissões tenham suas atividades ressoando também no interior do estado. É de grande relevância criar e desenvolver essas ações pensando na interiorização das comissões em prol da sociedade. E mais do que nunca, podemos dizer que a OAB vem expandindo seu trabalho, de forma conjunta, através da união de da diretoria estadual e as subsecções”, afirmou o diretor.

Representando os presidentes de comissões, o presidente da Comissão de Direito Tributário, Hamilton Sobreira, discursou sobre a importância do diálogo das comissões com a Ordem cearense. “A OAB Ceará está sempre de portas abertas e acolhedora no que quis respeito a ouvir as comissões. É de extrema importância ter esse diálogo e saber que estamos caminhando juntos nas ações e trabalhos. Parabenizo o trabalho do presidente Erinaldo e da vice-presidente Christiane, pois é a partir dessa atenção e abertura que estamos conseguindo desenvolver ainda mais a nossa atuação em todo o estado”, enfatizou Sobreira.

Para os advogados e advogadas que desejam fazer parte das comissões temáticas da OAB Ceará, as inscrições estão abertas no site. Clique aqui e confira o passo a passo.

Compuseram a mesa o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, o coordenador geral adjunto de comissões da OAB-CE, Raphael Castelo Branco, o diretor de prerrogativas e presidente da comissão de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque, a presidente da comissão de apoio à advocacia em início de carreira, Júlia Barreto, a presidente da comissão de direito bancário, Ana Carolina Barbosa, a presidente da comissão dos direitos da pessoa idosa, Patrícia Viana, a presidente da comissão de políticas públicas sobre drogas, Vanessa Venâncio, o presidente da comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Emerson Maia Damasceno, o presidente da comissão de direito tributário, Hamilton Sobreira, a presidente da comissão da diversidade sexual, Ivna Costa, o presidente da comissão de gestão jurídica e estratégica, Alexandre Aguiar, e o presidente da comissão de mercados de capitais, criptomoedas e blockchains, Leonardo Feitosa.