Com intuito de introduzir os estudantes de Direito no grande universo que envolve a casa da advocacia cearense, foi realizado, na tarde desta quarta-feira (06/04), na sede da OAB Ceará, mais uma edição do projeto “OAB Experience”, desta vez com alunos do curso de Direito da Faculdade Ari de Sá Cavalcante. O projeto é idealizado pela ESA-CE, em parceria com a Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, e prevê a realização de visitas guiadas quinzenais, apresentando a Ordem Alencarina aos futuros advogados e advogadas.

Para apresentação da infraestrutura da OAB-CE e da ESA-CE, formou-se uma comitiva composta por: Márcio Vitor de Albuquerque, diretor adjunto de prerrogativas da OAB Ceará; Raphael Castelo Branco, tesoureiro da ESA-CE; Matheus Teles, conselheiro fiscal da CAACE; Vanessa Batista Oliveira, presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB Ceará; Yasmin Bastos Alves, representante da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE (CAAIC). Os 40 estudantes de Direito tiveram a oportunidade de conhecer os principais espaços da seccional, como o auditório, sala de estudos, salas de aulas da ESA-CE, o Memorial Calvino Pereira da Silva, entre outros, além dos serviços e benefícios ofertados à advocacia.

A visitação foi iniciada por Márcio Vitor de Albuquerque, que ressaltou o trabalho desempenhado pela Ordem em promover um serviço adequado à advocacia. “Atualmente nós temos convênios com o INSS que disponibiliza de atendimentos presenciais aqui na sede, contaremos agora também com um convênio com a Receita Federal, tudo isso para facilitar o mister e o trabalho de toda a advocacia. O nosso propósito é justamente para que o advogado e advogada saiba que sua vez existe, não só por amparo da lei, mas com uma equipe institucional preparada para servi-los” finalizou.

Em seguida, Raphael Castelo Branco realizou um passeio com os alunos por alguns serviços como a central de T.I, central de atendimento, a sala de estudos, pontuou sobre a certificação digital gratuita para a advocacia e a nova central de coworking da OAB Ceará. “Na nossa antiga sede da OAB funcionará agora uma grande central de coworking, com salas maiores para reuniões, novas salas de estudos e outra infraestrutura, com tudo gratuito e a serviço da advocacia. Acreditamos que até o final desta gestão entregaremos este projeto e muitos de vocês inclusive receberão suas carteiras já com esse serviço à disposição”, comentou o tesoureiro da ESA Ceará.

Gabryella Ruiz, professora de Direito Processual Trabalhista da Faculdade Ari de Sá Cavalcante e secretária-geral da Comissão de Direito Sindical da OAB Ceará, ressaltou sobre a relevância da realização do OAB Experience aos alunos. “Esse momento foi muito importante e enriquecedor para os alunos, pois eles puderam conhecer a OAB, instituição que proporciona todo esse amparo e apoio ao advogado. Através das falas que aconteceram, puderam também conhecer os desafios que jovens advogados enfrentam no início de carreira e, desde agora, já estão tendo a possibilidade de estar em contato com toda essa estrutura, conhecendo e participando do que acontece na Ordem”, afirmou.

Emily Vieira, aluna do 5° semestre do curso de Direito, pontuou sobre os cursos oferecidos pela ESA Ceará. “A visita à OAB, principalmente para quem está na faculdade de Direito, é uma oportunidade de extrema relevância para conhecermos a estrutura do prédio, sabermos onde funciona cada serviço, que são de fato muito importantes. Destaco também os cursos da ESA Ceará, que na faculdade tive a oportunidade de fazer, indico para quem quer se aprofundar em determinados assuntos e queira aumentar o rendimento ainda na universidade” comentou.

Na oportunidade, foi realizado também o sorteio de três unidades do livro “A evolução histórica do Habeas Corpus” de autoria do advogado, professor e diretor adjunto de prerrogativas da OAB Ceará, Márcio Vitor de Albuquerque.

O projeto OAB Experience prevê a realização de visitas, mediante solicitação e agendamento com o setor administrativo da ESA-CE, através do e-mail [email protected] ou Whatsapp (85) 98178-4141.