A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará nomeou a advogada Cláudia Maria Santos da Silva como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC), para o triênio 2022-2024. A decisão foi confirmada através da portaria N° 15/2022, assinada pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e pela vice-presidente e coordenadora-geral das Comissões da OAB-CE, Christiane Leitão.

Com experiência acumulada ao longo de 26 anos na área, Cláudia Santos teve a oportunidade de atuar nas mais diversas instituições de defesa do consumidor, como o Decon/Procon-CE (Assessora Jurídica-1997/2003), Procon Fortaleza (Diretora Geral-2013/2020), Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Ceará (Presidente – 2007/2009), Comissão de Defesa do Consumidor da Associação dos Advogados do Ceará – AACE (Presidente – 2011/2012), Fórum de Procons do Nordeste (Presidente -2019/2020), Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Federal (Vice-Presidente- 2009) e Associação Brasileira de Procons – Procons Brasil (Vice- Presidente-2019/2020).

“Presidir a Comissão, ao mesmo tempo que pra mim representa uma honra, aumenta a minha responsabilidade em continuar promovendo, com dedicação, a defesa do  nosso consumidor. Foi com satisfação que recebi o convite do presidente da Seccional do Ceará, Erinaldo Dantas, para presidir a Comissão de Defesa do Consumidor, além da imensa alegria de ser a primeira mulher presidente da Comissão, o que demonstra o quanto esta gestão é inclusiva”, evidencia Cláudia Santos.

A advogada aponta ainda que, “a Comissão pretende atuar na soma de esforços com os colegas das subsecções, estreitando laços, buscando realizar estudos, bem como promovendo ações que, de forma efetiva, garantam além do fortalecimento dos direitos do  consumidor no sistema estadual e nacional, também o cumprimento da aplicação da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor”.

O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, destaca que a qualificação e a experiência em âmbito estadual e federal de Claudia Santos contribuirão diretamente para o desenvolvimento da Comissão. “A Comissão de Defesa do Consumidor exerce um papel fundamental de serviço à sociedade. A colega advogada Cláudia Santos seguirá contribuindo com sua experiência acumulada de mais de 25 anos na atuação na defesa do consumidor, auxiliando nas atividades realizadas de forma exemplar desde a criação da Comissão”, destaca.

Clique aqui e confira a portaria N° 15/2022 na íntegra.