Na tarde da última sexta-feira (20/05), a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Christiane Leitão, realizou, no auditório da Ordem Alencarina, a solenidade de posse de 19 presidentes e 160 novos membros das Comissões Temáticas.

Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB-CE, evidenciou a participação efetiva da Ordem no tema do aumento da tarifa da Enel Ceará. “Cada uma das Comissões da Ordem tem um espectro especial e um diferencial. Desde as mais técnicas às mais específicas. Temos acompanhado o problema do aumento da tarifa da Enel que impactará toda a sociedade. E nossa Comissão do Direito do Consumidor e Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público, emitiram dois pareceres que estão sendo referência para toda a bancada cearense. Esse é o nosso trabalho. Vamos em frente!”, disse.

Na sequência, Deysi Souza, secretária-geral-adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), explicou sobre os serviços ofertados pelo braço assistencial da Ordem e, na oportunidade, ressaltou sobre a campanha de vacinação. A advogada também realizou o convite para os novos membros comparecerem no campeonato de Beach Tennis, realizado no último sábado, (21/05).

Cleto Gomes, diretor de acesso à justiça da OAB Ceará e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Ceará (TD P), pontuou o protagonismo da OAB nas mais variadas vertentes da sociedade. “Todas as Comissões Temáticas da OAB Ceará desempenham uma atividade relevante para a advocacia e para a sociedade. Sempre que estamos vivendo momentos de turbulências no âmbito das instituições, no acesso à justiça em todos os segmentos, ali está a OAB presente. Fico muito feliz em ter o auditório repleto de pessoas que tem todo esse compromisso de tirar parte do seu tempo para exercer essa atividade institucional. Estamos juntos e irmanados! Nossa diretoria completa está aqui para auxiliar todos vocês”, finalizou o advogado.

Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto de Comissões da OAB Ceará, destacou a prioridade da interiorização das Comissões Temáticas.  “Desde que assumimos a coordenação das Comissões, temos trabalhado com algumas diretrizes e traçamos algumas que são prioridade, uma delas é o compromisso com a interiorização das Comissões, que também é um desafio. Por sermos entusiastas e acreditarmos no trabalho coletivo e da cooperação, é que nós parabenizamos vocês e nos colocamos nesse lugar de contribuição, não só para a advocacia como para toda a sociedade”, comentou.

Adhara Camilo, diretora da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e conselheira estadual, ressaltou o empenho da Escola em desempenhar o braço educacional da OAB Ceará. “O papel da presidência em uma Comissão é de suma importância, mas é importante destacar também que quem faz o grande palco são vocês que hoje estão sendo empossados como membros destas Comissões. Espero que todos tenham consciência que há um trabalho a ser feito. Sobre a ESA, que tem o papel relevantíssimo de qualificar, apenas no mês de abril, realizou mais de 40 eventos totalmente gratuitos voltados para este viés. Então, a casa é de vocês e para o que precisarem estamos à disposição”, afirmou.

Compuseram a bancada: Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará; Cleto Gomes, diretor de acesso à justiça da OAB Ceará e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Ceará (TDP); Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto de Comissões da OAB Ceará; Deysi Souza, presidente da Comissão Temporária de Direito das Telecomunicaçõe e secretária-geral-adjunta da CAACE; Alexandre Costa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras; Lucíola Cabral, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais; Diego Trindade, presidente da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio; Breno Gondim, presidente da Comissão de Direito Desportivo; Fernandes Neto, presidente da Comissão de Direito Eleitoral; Geraldo Holanda, presidente da Comissão de Direito Municipal; Ângelo Gadelha, presidente da Comissão de Direito Processual; Rafael Dias Sales, presidente da Comissão de Direito do Trabalho; Vanessa Oliveira, presidente da Comissão de Educação Jurídica; Jackes Araújo, presidente da Comissão de Estudos para a Sustentabilidade, ESG e Empreendedorismo; Ricardo Madeiro, presidente da Comissão de Saúde; Adhara Camilo, diretora da ESA Ceará; Ana Paula Rocha, conselheira estadual; Sabrina Melo, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa e Ressocialização e Nara Brandão, presidente da Comissão de Direito da Indústria e Comércio da Moda.

Os novos presidentes e membros irão compor os quadros das seguintes Comissões Temáticas:

Comissão de Direito Processual

Comissão de Estudos sobre Petróleo, Gás e Biocumbustível

Comissão de Justiça Restaurativa e Ressocialização

Comissão de Matrizes Energéticas e Commodities

Comissão de Propriedade Intelectual, Mídias, Entretenimento, Direito e novas tecnologias

Comissão Temporária de Direito das Telecomunicações

Comissão Especial de Estudo pelo porte de armas dos advogados