Na tarde da última terça-feira (07/06), a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Christiane Leitão, realizou, no auditório da seccional cearense, a solenidade de posse da diretoria e de 35 novos membros que irão compor integralmente os quadros da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB Ceará.

Também coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará, Christiane Leitão, pôs em questão a pauta dos meios de realização das audiências de mediação e conciliação. “Deixo aqui uma proposição para todos vocês, que com certeza faz muita diferença, que é a questão processual de como vão se desenvolver as atividades nessa transição do virtual para o momento presencial das audiências de conciliação. Não só nesta pauta, mas também em outras, é necessário dar as mãos para outras Comissões também, e este é o nosso maior objetivo, trabalhar em conjunto. A pauta da advocacia é uma pauta única”, evidenciou a vice-presidente da OAB Ceará.

Raphael Castelo Branco, diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), ressaltou a relevância das práticas de mediação no exercício da advocacia. “É fundamental que a gente possa nas nossas atividades levar a mensagem de tolerância, de uma nova cultura de resolução de conflitos, das técnicas não-adversariais, que não só a mediação e conciliação, mas tantas outras que nós temos como a negociação, por exemplo. Todas estas são fundamentais para uma ressignificação da própria atividade profissional. Parabéns a todos e nos colocamos à disposição para sermos parceiros de primeira hora!”, finalizou o coordenador-geral adjunto de Comissões da OAB Ceará.

Presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da seccional cearense, Adhara Camilo destacou a presença da mediação em processos judiciais. “Antes mesmo de me formar, eu já era uma grande entusiasta dos meios extrajudiciais. Na Justiça do Trabalho, mais de 90% das causas que se tem, são com conciliação e, muitas vezes os advogados e advogadas quando estão na sala antes da audiência, já realizam acordos. Então, para esta gestão é unir forças para que trabalhemos sempre em conjunto. As nossas pautas serão várias, com certeza daremos continuidade ao que já foi feito e faremos ainda mais, promovendo parcerias com várias instituições públicas e privadas”, afirmou.

Compuseram a mesa: Christiane Leitão, vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará; Raphael Castelo Branco, coordenador geral-adjunto de Comissões Temáticas da OAB Ceará; Adhara Camilo, presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB Ceará; Sônia Cavalcante, presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB Ceará; Júlia Barreto, presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira e presidente do Conselho Jovem da OAB Ceará; Giovanna Barros, diretora da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Hamilton Sobreira, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Ceará; Eduardo Holanda, secretário da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã e Geanne Catunda, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC).