A Comissão da Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB Ceará, participou e apoiou integralmente, através da diretoria e membros, o “Ato Show Grito do Orgulho”. O evento foi realizado na praça da Gentilândia na última terça-feira (28/06), e funcionou como um ato político-cultural alusivo ao Dia do Orgulho LGBTQIAP+ e como um chamamento para a “XXI Parada da Diversidade de Fortaleza”, que irá acontecer no dia 07 de agosto.

Com o intuito de elucidar junto ao público presente sobre seus devidos direitos, a CDSG distribuiu informativos explanando sobre as funções da Comissão na defesa da causa e comunicando sobre os sete principais direitos para a população LGBTQIAP +. Ao lado da CDSG, participaram diversos outros órgãos da sociedade civil como a Associação Brasileira de Lésbicas (ABL); Rede de Apoio Inter-Vidas; Fórum LGBTQIA + de Ciências Sociais da UFC, entre outros.

Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Ceará e conselheira estadual, Ivna Costa, defendeu a importância da divulgação dos direitos da população LGBTQIAP+. “Em dias sombrios e tortuosos, o nosso principal objetivo enquanto Comissão é contribuir para promoção dos direitos da população LGBTQIAP+ por meio de ações sociais, palestras, seminários, com a finalidade de estimular e acender a cidadania dessa população tão vulnerabilizada, que tem os seus direitos violados diariamente. Precisamos incentivar ainda mais a clareza do entendimento da jurisprudência sobre esse assunto no Brasil, para que todos saibam que a violação dos direitos da população LGBTQIAP+ geram consequências em todas as searas, civil, penal e administrativa”, afirmou.

Sávio Vasconcelos, 1° vice-presidente da CDSG, destacou a participação da Comissão no ato. “O Dia do Orgulho é um evento que precisava acontecer há muito tempo e que foi histórico para todos. A CDSG da OAB Ceará esteve ali presente para colaborar, unir forças e dialogar ainda mais com a sociedade. Conseguimos falar diretamente com o público presente no ato, realizamos um convite especial para participar da nossa Comissão e mostramos para o que lutamos”, disse.

Participaram do evento: Ivna Costa, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero (CDSG) da OAB Ceará; Sávio Vasconcelos, 1° vice-presidente da CDSG da OAB Ceará; Kamila Carvalho, 2° vice-presidente da CDSG; Thays Filizola, secretária-geral da CDGS; Oscélio Júnior, conselheiro jovem da OAB Ceará e secretário geral da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa; Marina Aguiar, membro da CDSG; Marlon Aguiar, membro da CDSG; Frank Ferreira, membro da CDSG.

DIA DO ORGULHO

Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a “Rebelião de Stonewall”. Essa rebelião teve início em um bar após uma série de violências à população, na época, LGBT. Após o acontecido no bar, a comunidade se uniu e promoveu diversas manifestações sobre as violências sofridas e em busca de garantia de direitos humanos das pessoas LGBTQIAP+. Desde então, a data 26 de junho é celebrada globalmente, tradicionalmente conhecida como o “Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)”.