O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, nomeou o advogado João Bosco Chagas Ribeiro Neto (OAB-CE 45.220) como presidente da Comissão da Juventude (CJ) da OAB-CE, para o triênio 2022-2024. A decisão foi confirmada através da portaria N° 184/2022.

João Bosco Ribeiro é bacharel em Direito e possui experiência como advogado em Direito Público, especialmente nas áreas constitucional, administrativa e eleitoral, em matérias de sensibilidade política. Na sociedade civil, atua desde 2017 na área de juventudes e sustentabilidade junto a ONGs e entidades do setor, tendo sido eleito para o Conselho Estadual de Juventude, na cadeira de Meio Ambiente, para o biênio 2022-2024.

O advogado João Bosco Ribeiro considera que a recente nomeação e o processo de construção da Comissão da Juventude vêm em um momento sensível em favor da sociedade, e, sobretudo, das juventudes cearenses de forma geral. “As gerações mais jovens foram as mais afetadas pelo cenário pós-pandêmico, sofrendo com a instabilidade econômica no momento crucial da busca pelo primeiro emprego ou da consolidação da carreira, com os impactos da violência crescente nas cidades e com outros problemas solenemente ignorados pelos formuladores de políticas públicas há anos”, apontou.

De acordo com Erinaldo Dantas, a competência e o trabalho do recém-empossado certamente contribuirão para a efetiva construção de um cenário favorável para a juventude cearense e menciona que “a advocacia e a Ordem, através da Comissão, firmaram o compromisso de endereçar com a urgência esperada as necessidades das juventudes, abordando a elaboração democratizada e inteligente de políticas públicas de juventude, a inclusão da pauta nos orçamentos públicos e a implementação das diretrizes do Estatuto da Juventude (Lei 12.852/2013), esperando contar com a ampla participação da sociedade civil, dos governos, empresas e da própria juventude”, destaca.

Confira a Portaria de Nº 184/2022