A OAB Nacional promoveu, na noite da última terça-feira, 9/8, em Brasília, o lançamento da Campanha de Combate às Violências contra a Mulher. A iniciativa tem como foco o combate à todas as formas de violência contra a mulher.

Participaram do lançamento representando a OAB-Ceará, a vice-presidente da OAB Ceará e secretária-geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Christiane Leitão; e as conselheiras federais pela bancada do Ceará, Vládia Feitosa e Katianne Wirna. O evento teve, ainda, a presença de autoridades do Judiciário, do Ministério Público e de lideranças do Sistema OAB.

Na ocasião, foi feita uma homenagem aos 16 anos da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha). A farmacêutica e bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes participou da solenidade de forma virtual e por meio de um telão dialogou com o público presente. Ela falou sobre o agravamento da situação de violência contra as mulheres no contexto da pandemia e de crise econômica derivada dela.

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno, manifestou sua alegria e satisfação por ter mais uma campanha com políticas para as mulheres como foco lançada na Ordem. Ela celebrou o trabalho feito por outras presidentes da comissão. “Muito antes de mim, vieram outras presidentes que abriram a porta para que pudéssemos passar por ela. Meu espírito hoje é de gratidão por tudo isso que foi feito”, disse Cristiane.

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou que é desejo da diretoria que a Ordem tenha cada vez mais a presença feminina. “Queremos uma cada vez maior presença feminina em todas as instâncias da OAB. O fortalecimento e o respeito à mulher advogada constituem instrumento de valorização da própria advocacia, pois as mulheres dignificam e enriquecem a profissão. As advogadas desempenham papel fundamental na desconstrução de uma cultura tirana que pesa sobre todas as mulheres. O Conselho Federal da OAB sabe que as profissionais da advocacia têm demandas específicas, que não podem ser negligenciadas. Todas vocês são fundamentais para a Ordem”, disse ele.

Para a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, a campanha proporciona uma excelente forma de levar informação para as mulheres. “Durante a pandemia, uma em cada quatro mulheres foi vítima de algum tipo de violência no Brasil. Esse é um cenário muito triste e precisamos levar mais informação e conhecimento através da nossa campanha para modificar esse cenário. ao longo dos próximos meses, estaremos criando uma campanha também no estado do Ceará, visando um atendimento mais próximo e célere às nossas mulheres”, acrescentou.

*Com informações: OAB Nacional