Em alusão a campanha “Setembro Amarelo”, na tarde da última terça-feira (27/09), a OAB Ceará, por intermédio da Comissão de Saúde, realizou o evento “Saúde Mental no Ceará – Diagnóstico e Perspectiva”. O debate contou também com o apoio da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), da Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE), da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa) e do Instituto Brasileiro de Direito e Saúde (IBDS). Clique aqui e confira.

Sediado no auditório da seccional cearense, a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), ofertou aos presentes, diversos serviços como massoterapia, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra a gripe. 

Durante a abertura do evento, o presidente da Comissão de Saúde explicou sobre a real motivação da realização do debate. “Estamos realizando esse evento não só por reconhecer que este é o mês que se celebra a saúde mental, mas principalmente por entender que a saúde mental é a base de tudo que fazemos na vida pessoal e profissional. Sejam muito bem-vindos”, finalizou Ricardo Madero.

Isabel Porto, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), comentou sobre a relevância de se debater sobre a temática da saúde mental. “Com toda certeza é um momento ímpar, neste mês especial que conversamos sobre temas importantíssimos como o suicídio e que tratamos de diversas maneiras sobre a temática da saúde mental. Então, a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa), não poderia ficar de fora de um evento de tamanha envergadura”, concluiu a também procuradora de justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE).

Coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas da OAB Ceará e diretor tesoureiro da ESA Ceará, Raphael Castelo Branco, ressaltou a presença da seccional em pautas da saúde mental. “Ainda estamos imersos neste contexto de pandemia e debater sobre esse tema é de suma importância. O mundo todo hoje discute sobre a saúde mental e os números são alarmantes. A OAB Ceará em nome da nossa coordenação, está à disposição para intensificar essa discussão e a tantas outras que são igualmente importantes para o dia a dia da advocacia e da sociedade cearense de forma geral”, disse. 

Na primeira mesa redonda foi debatido a respeito do tema “Inovação em Saúde Mental: Esforço Coletivo em prol da vida”. Francinete Gifoni, médica psiquiatra, elucidou sobre o ambiente de trabalho e como a saúde mental é afetada neste ambiente. “Na elaboração de políticas de trabalho, precisamos lembrar sempre que essas políticas estabelecidas, por mais que sejam coletivas, na ponta, quem de fato vai usar esse serviço será uma pessoa humana, em que a realidade dessa pessoa, passa por um filtro, seja através dos olhos, do tato e dos sentidos como um todo. Então, a representação interna individual do mundo que aquela pessoa terá, vai gerar um estado de pertencimento”, evidenciou.

Já na segunda mesa, o tema “Realidade fática e perspectivas” entrou em debate. Para Erlemus Ponte, coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Fortaleza, é de suma importância o amadurecimento do debate a respeito da atenção primária. “Nós precisamos pensar no fortalecimento da rede psicossocial de uma forma mais ampliada. É preciso verificar principalmente como que a gente pode fortalecer esse modelo de rede de atenção psicossocial, pensando na perspectiva de financiamento, que é entre municípios, estados e federação. A base, que é a promoção e a atenção primária comunitária à saúde precisa ser amadurecida ainda mais”, disse. 

Compuseram a bancada: Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas e diretor tesoureiro da ESA Ceará; Ricardo Madeiro, presidente da Comissão de Saúde da OAB Ceará; Francisco Castelo Branco (Chiquinha), secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Isabel Porto, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (Ampasa) e procuradora de justiça do Ministério Público do Ceará (MPCE); Francinete Gifoni, médica psiquiatra; Aluísio Gurgel, secretário-geral adjunto da Comissão de Defesa e Apoio ao Advogado da OAB Ceará; Messias Simões, médico anestesiologista e intensivista; Carlos Hilton, secretário de saúde do estado do Ceará; Erlemus Ponte, coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Fortaleza.

POSSE DE NOVOS MEMBROS

No ensejo, a vice-presidente da presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas, Christiane Leitão, realizou a cerimônia de posse de 14 novos membros na Comissão de Saúde da seccional cearense. 

“A Comissão de Saúde é uma das mais atuantes da nossa casa, que sempre se destaca e que é parceira nossa para diversos eventos. Mais e mais a OAB Ceará aumenta a interlocução com a própria classe e com a sociedade como um todo pois falar de saúde, é falar de um assunto importante. É com enorme prazer que recebemos todos vocês para que de mãos dadas, possamos fazer um trabalho ainda maior” finalizou Leitão, que em seguida, realizou a leitura do termo de posse.

Confira abaixo a relação dos empossados (as):

Adriano Veras Oliveira

Alexandre Marques da Costa Lima

Ana Floripe Rodrigues Moreira

Emilly Martins de Mesquita Ximenes

Gabriel Brasil Marques

Gabriella Araújo Pimentel

Jose Celio Peixoto Silveira

Josilane Sousa do Nascimento Sólon

Lara Dilene Araújo Sarmento

Larissa da Silva Sampaio

Leonardo José Aprígio Costa Sousa

Nathalia Cordeiro Leite

Nelcilene dos Santos Silva

Vitória Régia de Oliveira Monteiro