No último dia, 31/08, a Comissão de Direito Sindical e a Comissão de Direito do Trabalho participaram de uma reunião com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, para entregar um relatório com as reclamações, reivindicações e sugestões da advocacia trabalhista.

As comissões lançaram uma pesquisa no site da OAB Ceará para coletar as informações e elaborar o relatório que foi entregue durante a reunião. Em pauta, os representantes da Ordem Cearense e do TST falaram sobre violação de prerrogativas, demora para a marcação de audiências, problemas no Processo Judicial eletrônico (PJe), precatórios, a falta de uma vara trabalhista em Itapipoca, que afeta no exercício da profissão.

O presidente da Ordem cearense, Erinaldo Dantas, ressaltou a importância do diálogo entre as instituições.  “Ter essa aproximação da OAB Ceará com o TST e o Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos é importante para abertura de espaço de debates em que as nossas demandas possam ser ouvidas. Estamos felizes com a reunião e aguardamos que os encaminhamentos sejam colocados em prática”, afirmou Dantas.

De acordo com a diretora adjunta de relações institucionais e presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Eire Calixto, a reunião foi importante para apresentar as reivindicações da classe. “O Ministro ouviu atentamente todas as nossas reclamações e sugestões. Ele se comprometeu em buscar soluções. Dessa forma, acreditamos que o diálogo franco é a melhor alternativa para ir atrás de melhores condições para advocacia trabalhista”, afirmou.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Rafael Sales, as comissões foram ao Fórum Autran Nunes e conversaram cerca de 38 advogados para coletar informações. “Apresentamos todos os dados e informações ao Ministro. Acreditamos que melhores dias para advocacia trabalhista virão, após a reunião de hoje”, complementou.

Participaram também da reunião o presidente da OAB Subsecção Itapipoca, Niefson Bruno; o presidente da OAB Subsecção Sobral, Ézio Guimarães Azevedo; o representante da Comissão de Credores e Precatórios, José Augusto de Castro Neto; a representante da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Ceará (Atrace), Isabel Lídia.