Na tarde desta terça-feira, 22/09, a OAB Ceará realizou o lançamento do Programa de Resgate e Preservação da História da Advocacia Cearense. A iniciativa é encampada pelo Grupo de Trabalho instituído pela Ordem cearense, através da portaria de n° 50/2022, em janeiro de 2022.

O presidente da OAB-Ceará, Erinaldo Dantas, durante a solenidade, falou sobre a importância de resgatar a história da advocacia. “Próximo ano iremos completar 90 anos de criação. Estamos planejando diversas ações para celebrar a data. E o lançamento desse programa irá contribuir na preservação da nossa história, além de colaborar para a valorização da profissão”, afirmou.

O ex-presidente do TED e Coordenador do Grupo de Trabalho da OAB-CE para o resgate e preservação da história da advocacia cearense, José Damasceno, pontuou as próximas ações do grupo. “Estamos com o planejamento de lançar um livro sobre os 90 anos da OAB-CE, colher depoimentos de representantes da advocacia de todo o estado e preservar a nossa memória. Por isso, contamos, também, com a colaboração de todos que possam enviar fotos e arquivos que tenham conteúdo sobre a história da advocacia cearense”, explicou.

Também compõem o grupo de trabalho a advogada, Mônica Maria de Paula Barroso – OAB/CE 2.900, e os advogados, Adriano Josino da Costa (OAB/CE 2.164), José Edmar da Silva Ribeiro (OAB/CE 8.319) e Francisco Ione Lima Pereira (OAB/CE 4.585).

O conselheiro federal, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, no ensejo, falou sobre a importância histórica do momento. “O exercício da advocacia revela-se uma luta interminável. É a luta pela liberdade, pelo direito, contra toda arbitrariedade e injustiça. E é necessário fazer o resgate e deixar registrado marcos importantes. Não podemos deixar a nossa história ser esquecida”,  disse.

Além disso, na ocasião, foi feita a exposição da ata da criação da OAB-CE, no Memorial Calvino Pereira da Silva. O livro histórico reúne cerca de 150 páginas escritas à mão, com os primeiros registros da Ordem cearense de 7 de janeiro de 1933 a 15 de setembro de 1941. De acordo com trechos da Ata, “no dia 7 de janeiro, o relógio da Coluna da Hora da Praça do Ferreira assinalava catorze horas, e o presidente da época, Edgar de Arruda, juntamente, com os advogados, José Martins Rodrigues e Clodoaldo Pinto, reuniram-se pela primeira vez para o início da instalação da OAB, no Solar do Pachecão, prédio antigo que ficava no lado norte da Praça do Ferreira. Assim, iniciava a história da nossa Ordem que há 88 anos vem trabalhando firme em prol da sociedade e advocacia”. Leia o texto na íntegra clicando aqui.

Participaram do momento solene diretores, conselheiros, membros do Tribunal de Ética e Disciplina e advogados e advogadas.

Clique aqui e confira a transmissão na íntegra.