Em comemoração aos seus 10 anos de existência, o Diálogo Ambiental, Constitucional e Internacional (Diálogo ACI) realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, o seminário internacional XVI Diálogo ACI Brasil. O evento aconteceu no Plenário da OAB Ceará no primeiro dia e, no segundo, no Auditório do Bloco Z da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz.

A iniciativa é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor. Este ano, o seminário, teve como tema central o debate “Recursos energéticos e soberania – uma perspectiva interdisciplinar”. Clique aqui e confira a transmissão do evento.

A presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE e uma das palestrantes do evento, Vanessa Oliveira, ressaltou a importância da temática. “Durante o evento, podemos debater temas de relevância da atualidade como litígio e justiça climática, deslocados ambientais e direito da energia. É muito importante ter a OAB Ceará como parceira nessa ação”, explicou.

A conselheira estadual e presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, destacou diversidade de temas da programação. “Ao longo de dois dias, tivemos discussões importantes que nos levar a refletir ainda mais sobre recursos energéticos no cenário atual. É uma contribuição que enriquece e traz mais conhecimento”, afirmou.

Participaram da mesa de abertura: a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira; a conselheira estadual e presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo; a professora assistente do curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor e da pós-graduação, Dayse Braga; a professora Assistente da Universidade de Fortaleza , Bleine Queiroz; e o  professor Titular da Universidade de Fortaleza, Martonio Mont’Alverne Barreto.