Na tarde da última sexta-feira (09/09), ocorreu a solenidade de posse da Diretoria e membros para o triênio de 2022-2024 do Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TDP) da OAB-CE, no plenário da sede da seccional. O TDP é o órgão colegiado de assessoramento da presidência da Ordem, da Diretoria e integrante do Conselho seccional da OAB-CE. Está destinado a valorizar e defender, com legitimidade constitucional, os direitos da advocacia.

O presidente Erinaldo Dantas valorizou em seu discurso todas as ações que defendem as prerrogativas e ressaltou que a Ordem Alencarina sempre estará em defesa do livre exercício do (a) profissional da Justiça. “A defesa das prerrogativas tem que ser o principal pilar que toda gestão de OAB tem que ter, porque sem prerrogativas não se tem advocacia e não se tem Estado de Direito. Aqui no Ceará, nós temos uma das melhores estruturas do Brasil, com o TDP e o Centro de Apoio, em um trabalho que valoriza também a interiorização”, declarou.

O conselheiro estadual, Cleto Gomes, comentou sobre os trabalhos diários de quem lida diretamente com a defesa das prerrogativas e insistiu que este trabalho da advocacia deve ser baseado no corporativismo. “A mensagem que eu gostaria de deixar é: Advocacia, sejamos corporativistas na defesa das prerrogativas! Desejo a todos aqui, que nessa gestão, a gente continue cada vez mais empenhado com essa nobre atividade institucional que defendemos”, disse.

Em seu discurso, o diretor adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor de Albuquerque, declarou que vai estar sempre solícito à causa da defesa das prerrogativas. “A verdade é que a criação do Tribunal de Defesa das Prerrogativas deu outra tonalidade à Ordem dos Advogados. Quero que saibam que os órgãos institucionais, juntos, tomam de fato as atitudes necessárias para os advogados não serem vilipendiados em suas atividades profissionais. Meus parabéns a todos os que estão tomando posse e boa sorte ao trabalho de vocês”, proferiu.

Ao final da sessão, o presidente Erinaldo Dantas corroborou que a defesa das prerrogativas são garantias para o (a) advogado (a) cumprir a sua missão pública com independência e prosseguiu com a leitura coletiva do juramento, empossando os novos membros do TDP.

Compuseram a mesa: Erinaldo Dantas, presidente da OAB – Secção Ceará; Cleto Gomes, conselheiro estadual da OAB-CE e diretor de Acesso à Justiça; Márcio Vitor de Albuquerque, diretor adjunto de Prerrogativas da OAB-CE; Sabrina Veras, vice-presidente administrativa da OAB-CE; José Navarro, coordenador do Centro de Apoio da OAB-CE; Adagvan Maia Fernandes, Secretário-Geral Adjunto; Raphael Castelo Branco, coordenador-adjunto de Comissões Temáticas da OAB-CE e Rafael Sales, Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE.

Confira a lista dos membros empossados:

Membros da Diretoria:

Antônio Cleto Gomes – Presidente

Sabrina Milane Veras Campos – Vice-presidente Administrativa

Ana Zélia Cavalcante – Secretária-Geral

Adagvan Maia Fernandes – Secretário-Geral Adjunto

Membros:

Adriana Vieira do Vale

Alexandre Bastos Sales

Breno José Rolim Chaves

Camila Borges Duarte

Hozanan Linhares Gomes

Igor César Rodrigues dos Anjos

Ítalo de Sousa Barbosa

Ítalo Viana Aragão

João Saldanha de Brito Júnior

Luciano Dantas Sampaio Filho

Luís Cláudio Santana Soares

Michel Costa Castelo Branco Rayol

Rafael Henrique Dias Sales

Ramon David Ferreira da Silva

Taylline da Silva Maia

Wanderson Maia Bento

Membros Consultores:

Jary Marcos Bezerra Gonçalves

José Navarro

Wagner Fontes Bezerra

Procuradora Jurídica de Prerrogativas

Elaine Maria de Sousa Castro

Estagiários

Francisco Eliton Sousa da Silva

Leonardo Bruno Cavalcante Tote