OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 31/10/2022

Online
G1 Ceará
Determinação e sucesso pautam caminho do desembargador Cid Marconi premiado no Sereia de Ouro 2022
O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, fala sobre a trajetória do desembargador, Cid Marconi.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/31/determinacao-e-sucesso-pautam-caminho-do-desembargador-cid-marconi-premiado-no-sereia-de-ouro-2022.ghtml
A entrevista tem início em 5:23 minutos

O Povo
Assédio eleitoral no ambiente de trabalho: por Rafael Sales
Estamos em 2022, mas parece que o desejo de voltar ao passado e reviver o domínio sobre o voto de trabalhadores está mais vivo do que nunca. Tem chocado a quantidade de vídeos de patrões assediando trabalhadores para votar em seus candidatos, tentando reavivar a ultrapassada política do “voto de cabresto”. Não dá! É inaceitável retroceder em direitos fundamentais. O voto é um direito fundamental de todo cidadão brasileiro, que independente de suas crenças, cultura, sexo, estado social, é livre para exercer seu direito e votar em quem quiser. Mais do que nunca, o voto secreto é uma garantia para um livre exercício desse direito fundamental. Vale destacar que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é o pluralismo político, constante no art. 1º, IV da Constituição Federal.
https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2022/10/28/rafael-sales-assedio-eleitoral-no-ambiente-de-trabalho.html

O Povo
Mulher relata que foi demitida de empresa de coaching após declarar posicionamento político
De acordo com o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB/CE), Fernandes Neto, o assédio eleitoral trata-se de usar violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar ou não votar em um determinado candidato ou partido.
https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2022/10/29/mulher-relata-que-foi-demitida-de-empresa-de-coaching-apos-declarar-posicionamento-politico.html

O Povo
Guia de Trânsito seguro para motoristas e motociclistas
Isso ocorre porque condutores nesse contexto perdem boa parte da possibilidade de reação. Além disso, quanto maior a velocidade, maior o impacto em caso de acidente. Para o presidente da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE), Daniel Siebra Santos, um dos maiores problemas no trânsito é a falta de respeito às sinalizações.
https://www.opovo.com.br/noticias/especialpublicitario/amc/2022/10/28/guia-de-transito-seguro-para-motoristas-e-motociclistas.html

GC Mais
Justiça Social: a defesa do direito de existir
É assim que se afirma quem necessita recorrer a uma mudança de nome e gênero no Brasil. A busca pelo nome social é garantida por lei, como explica Amanda Ingrid Cavalcante de Morais, que integra a Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Ceará.
https://gcmais.com.br/noticias/2022/10/28/justica-social-a-defesa-do-direito-de-existir/

TV
TV Cidade – Balanço Geral| Tarde
O presidente da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana da OAB-CE, Daniel Siebra, conversou sobre o caso do motorista que se envolveu em acidente e saiu sem prestar socorro.
https://www.youtube.com/watch?v=5bzqc0gjQJU
A entrevista tem início em 1:10:09 minutos