O coordenador nacional do Colégio de Presidentes e presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, participou do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB, em Pirenópolis, Goiás, na última sexta-feira, 11/11.

Durante a abertura dos trabalhos, os presidentes ressaltaram a relevância do papel da Ordem para o fortalecimento da democracia, além da importância da união de todo o Sistema OAB. Os representantes da advocacia dos 26 estados, do Distrito Federal e da OAB Nacional discutiram os rumos da profissão e questões pertinentes ao exercício da advocacia em todo o país ao longo do evento.

Na ocasião, Erinaldo Dantas lembrou da importância da decisão da última semana do Conselho Nacional de Justiça, em determinar a obrigatoriedade da presença de magistrados nas comarcas. “A vitória desta semana no CNJ se soma a dezenas de outras importantes conquistas desta gestão que tanto me orgulha”, discursou o coordenador do Colégio de Presidentes.

O presidente do Conselho Federal, Beto Simonetti, enfatizou que, no último 30 de outubro, foi possível declarar que a OAB acompanhou as últimas eleições da forma mais isenta possível e da forma mais apartidária. “Sob muitos ataques, vários reconhecimentos e com muita resistência, nós mantivemos a Ordem do tamanho que a Ordem deve ter. É natural que tenhamos questionamentos, não é uma novidade porque o Brasil ainda segue polarizado, mas a Ordem, no que depender de mim, seguirá cumprindo seu maior papel, que é a defesa da sociedade brasileira, do Estado Democrático de Direito, da cidadania.”

Ele afirmou, ainda, que é uma honra ser recebido na cidade que é patrimônio histórico do país. “Aqui é o lugar certo para refletirmos com calma e serenidade sobre os rumos da instituição, realizar balanços, traçar planejamentos”, disse. Simonetti lembrou como o Conselho Federal tem se feito presente em vários pontos do país e a interiorização é uma bandeira prioritária da gestão.

O presidente da Seccional Goiana Rafael Lara Martins foi enfático, Para ele, “o Colégio tem a missão dupla de ser o farol da advocacia e estamos junto de cada uma das nossas Seccionais”, disse Rafael. Em retrospecto ao período eleitoral em 2022, o presidente pontuou a atuação do Sistema OAB. “Nós nos equilibramos em um momento de polarização na confiança e na união que o sistema nacional precisa ter”.

Rafael destacou, ainda, a força da advocacia e da OAB na garantia da lisura do pleito eleitoral. “Ficou demonstrado que a sociedade nos escuta e quer saber o que pensa a OAB de fato. Ela exige que a Ordem se posicione e atue na defesa dos valores máximos sintetizados na noção de Estado Democrático de Direito”.

A solenidade de abertura contou ainda com apresentações culturais do ballet da Companhia Flores de Pirenópolis e o Hino Nacional foi tocado pela Banda da Escola de Música Phoenix do mestre propício de Pirenópolis. Ao longo de todo o sábado,12/11, o Colégio de Presidentes seguiu com a discussão de 14 pautas.