O novo episódio do podcast ART 215 já está no ar e com um tema bem brasileiro! Sob mediação do capoeirista e membro da Comissão de Direitos Culturais da OAB-CE, José Olímpio Ferreira, os convidados Mestra Carla e Mestre Gerson do Valle falaram sobre a “Participação Popular por meio do Fórum da Capoeira no Ceará”, apontando avanços e as lutas diárias desse setor.
O projeto é uma realização da CDCult e você pode ouvir clicando aqui.

De acordo com José Olímpio Ferreira, a escolha do tema pela Comissão se deu porque mais que uma dança ou luta, as Rodas de Capoeira são um patrimônio cultural da humanidade.

Segundo a Constituição Federal, sua promoção e proteção deve ocorrer pelo Poder Público, com colaboração da comunidade. Grupos, como o Fórum da Capoeira do Ceará, servem para garantir que isso ocorra de forma mais eficiente. Os convidados do episódio fazem parte da liderança desse coletivo.

“A participação popular é muito importante porque garante uma maior diversidade de vozes. Além disso, juntos, conseguimos entender melhor as políticas de preservação e o funcionamento de órgãos como o IPHAN”, disse a convidada Carla Mara Henrique Silva, conhecida como Mestra Carla, capoeirista e ativista da causa das mulheres.

Francisco Gerson Braga do Nascimento, o Mestre Gerson do Valle, é jornalista e mestre em capoeira e também reforçou a importância do Fórum e da divulgação dessas atividades. “É fundamental a presença de programas de podcasts como esse, que são capazes de informar aos ouvintes sobre o que existe e o que podemos fazer para trabalhar a nossa cultura”.

A INICIATIVA

O projeto do podcast da Comissão da OAB-CE tem como objetivo difundir e explicar o que são direitos culturais, para que se possa identificá-los e buscá-los no cotidiano, além de debater sobre cultura. A proposta nasceu em uma das reuniões mensais da Comissão, no ano de 2019 e, desde então, vem sendo organizado e estruturado com envolvimento dos membros.