Visando incluir os futuros advogados e advogadas no sistema OAB desde a sala de aula, o projeto OAB Experience proporcionou, na tarde da última quarta-feira (23/11), uma visita guiada nas estruturas da Ordem Alencarina e da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), para 23 estudantes de Direito da Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU). Os estudantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar a 4ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da OAB-CE.

Participaram da comitiva: Raphael Castelo Branco, coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas da OAB-CE e diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); Érica Martins, diretora acadêmica da ESA-CE; Hamilton Sobreira, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-CE e conselheiro estadual; Adriana Alves, 2º vice-presidente da Comissão de Estudos em Direito Penal e Jéssica Rodrigues, conselheira fiscal suplente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE).

Ao longo da visita, o diretor tesoureiro da ESA-CE, apresentou alguns dos principais serviços ofertados na sede. “Nosso objetivo é não só recepcionar a advocacia mas toda a sociedade cearense pois, como todos sabem, a OAB tem esse trabalho sui generis de representação da sociedade em vários segmentos. Todo o tripé, composto pela OAB-CE, ESA-CE e CAACE está sempre à disposição de todos vocês, por isso conheçam nossos cursos, benefícios e participem das Comissões”, concluiu Raphael Castelo Branco.

“A Escola, como braço acadêmico e educacional da OAB-CE, se preocupa com a capacitação dos advogados e advogadas. Aproveito para citar nossas mentorias e o curso de preparação para o exercício da advocacia e que pensamos inclusive em aumentar a frequência para abranger ainda mais estudantes. Queremos trazer a vivência real para que vocês tenham melhores oportunidades”, evidenciou Érica Martins, diretora acadêmica da ESA-CE.

Flávia Aguiar, professora da disciplina de Ética Jurídica da UNINASSAU,  agradeceu a acolhida da Ordem. “Agradeço imensamente em nome dos alunos da Uninassau, com certeza foi um momento muito rico e importante para que eles conheçam as estruturas da Ordem e para que já se sintam como advogados e advogadas. Como professora, em sala de aula sempre falo, mas hoje reforço: participem das Comissões da OAB-CE, experimentem novos conhecimentos”, disse.

Adriana Alves, 2º vice-presidente da Comissão de Estudos em Direito Penal da OAB Ceará, comentou sobre o apoio oferecido pela seccional. “Aqui é realmente a casa de cada um de vocês. É aqui que vocês terão apoio em todos os sentidos. Temos mais de 100 Comissões Temáticas que tratam de temas extremamente atuais e necessários para a sociedade, incluindo a Comissão de Estudos em Direito Penal que está de portas abertas para receber todos vocês”, finalizou.

O programa prevê a realização de visitas guiadas quinzenais, mediante solicitação e agendamento com o setor administrativo da ESA-CE, através do e-mail [email protected].