Na última quinta-feira, 03/11, o projeto “Guia OAB – Advocacia em trânsito” proporcionou a 44 advogados e advogadas, da OAB Subsecção Cariri Oriental, a oportunidade de conhecer as instâncias superiores que integram a Justiça cearense, bem como a sede da Ordem cearense.

Ao longo do dia, os jovens advogados visitaram o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-7), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e o do Fórum Clóvis Beviláqua.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, durante as visitas às instituições da Justiça cearense, pontuou o trabalho que a seccional vem fazendo, juntamente, com as subsecções. “Estamos aqui diariamente sempre de portas abertas para ouvir as demandas da advocacia e buscar melhorias. Esse trabalho é feito, por meio, da nossa seccional e as subsecções. Estamos felizes por receber vocês e esperamos que essa experiência só acrescente no exercício da profissão”, disse o diretor da Ordem cearense.

O idealizador do projeto inédito, o presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales, ressaltou o apoio da Ordem cearense para a realização da iniciativa. “Nós agradecemos toda dedicação, empenho, carinho e zelo que seccional está tratando a jovem advocacia. Vivemos um dia ímpar e um dia de muito conhecimento. Isso é um reflexo da valorização da jovem advocacia. Estamos felizes por esse momento, disse o representante da subsecção.

Durante a visita feita ao Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-7), os participantes puderam conhecer toda a estrutura e ainda foram recepcionados pela presidente, desembargadora Regina Gláucia. No ensejo, a representante do TRT-7, destacou a importância do momento. “É muito bom receber aqui jovens advogados e advogadas do interior. Sempre buscamos ter um diálogo aberto, próximo da advocacia, e a OAB é a nossa interlocutora nessa missão. Fico feliz de tê-los aqui”, disse a desembargadora.

Na oportunidade, o presidente da OAB-CE recebeu a medalha comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho do Ceará. A entrega foi feita pela presidente do TRT-7 durante a visita da comitiva da OAB-CE. A condecoração é destinada a pessoas e instituições que colaboram para o fortalecimento e o crescimento da Justiça Social.

O tesoureiro adjunto da OAB-CE, Thiago Morais Almeida, destacou o diálogo entre as instituições. “Sempre fomos bem recebidos aqui no TRT-7. Toda vida que a OAB bateu aqui na porta, o Tribunal sempre ouviu os nossos reclames. Só temos a agradecer por esse diálogo franco e aberto”, complementou.

Logo em seguida, o grupo conheceu as atividades e estrutura do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Durante a visita, o secretário-geral da OAB-CE e juiz do TER-CE, David Peixoto, reforçou a importância de aproximar a advocacia do interior. “O presidente da OAB Cariri Oriental iniciou um projeto inédito na OAB que proporciona para esses jovens advogados e advogadas uma experiência única. Muito importante essa troca de conhecimento em prol sempre de uma melhor justiça e da defesa das prerrogativas. Esse trabalho de interiorização é fundamental para toda a advocacia”, disse.

Uma das participantes do projeto, a advogada Amanda Sampaio (OAB-CE/49147), agradeceu a oportunidade. “Participar desse projeto foi algo incrível. Poder conhecer as estruturas do judiciário e escutar relatos pessoais que quem já atua na área há bastante tempo serviu muito para o meu crescimento pessoal e profissional”, disse.

Já o advogado, Hélio Moura (OAB-CE/ 48960), destacou a oportunidade de trocar conhecimento. “Vivenciar esse projeto, sem dúvida nenhuma, é algo incrível. Ter esse contato de perto com a prática, alinhando com o nosso conhecimento acadêmico, torna o momento como algo qualificador para a nossa atuação no dia a dia”, declarou.

O grupo participante do Guia OAB foi recepcionado pela diretoria da OAB-CE para um almoço na sede da seccional cearense. Na ocasião, o presidente da OAB Ceará entrou a carteira da OAB para os novos advogados inscritos na Ordem, Evelyn Nascimento Gomes de Sousa, Felipe Sampaio de Araújo e Maria Amanda dos Santos Sampaio. A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, participou do momento.

No período da tarde, a comitiva da OAB visitou o Fórum Clóvis Beviláqua. Além disso, conheceram as atividades do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que funciona no local desde o incêndio que atingiu o prédio do Tribunal de Justiça, em 2021, e conservaram com a presidente do órgão, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina Esmeraldo, durante a visita, disse que “acredito que conhecer de perto as atividades do Fórum irá despertar, ainda mais, o interesse de se aproximar da nossa comarca. Estamos aqui para ouvir vocês a ajuda nesse processo de conhecimento”.

Além disso, participaram das atividades e acompanharam a comitiva da OAB-CE, o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte, e o diretor-adjunto de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque.