Durante a 4ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno, realizada nesta quarta-feira (23/11), a Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, entregou, em ato solene, o Manual e o Regulamento da Câmara de Mediação.

A Mediação é um método consensual de resolução de conflitos, adequado à administração de relações, cujo objetivo é o restabelecimento da comunicação entre as pessoas. Com o Manual e o Regulamento em vigor, objetiva-se a resolução de demandas de forma amigável, para possibilitar a contribuição direta e objetiva para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e harmônica em suas diversas formas de relacionamento.

Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a implantação da Câmara é um sonho antigo da Ordem. “O que efetivamente acontece, é que o judiciário não consegue dar vazão e nem velocidade aos processos, sendo de extrema importância para a solução dos conflitos, e a Câmara de Mediação vai atuar em parte da demanda já existente no Poder Judiciário, acelerando a resolução da discussão e, inclusive, mudando a cultura da advocacia. É uma mudança de filosofia”, avaliou.

A presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, salientou que a estrutura será instalada para promover a cultura de paz e que deverá ultrapassar os muros das instituições e expandir para toda a sociedade. “Foram meses de pesquisas, visitas a outras Câmaras, estudos e elaborações de textos legais por várias mãos dos membros desta comissão, que unidos concluíram o trabalho”, comentou.

Precisamos ser a mudança que queremos ver em nossa sociedade, para deixarmos um mundo mais fraterno e justo para os nossos filhos e seus descendentes. Cada um de nós tem sua própria missão nesta vida, mas existe algo em comum que é tocar a vida dos que nos cercam de forma positiva. É isso que desejo para cada advogado e advogada, que possam fazer a diferença no ambiente em que estão inseridos”, finalizou Adhara.

Na ocasião, a advogada Vládia Lendengue foi empossada, pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, como a 1ª vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação.