O auditório da OAB-CE foi palco, nesta sexta-feira (25), do 3º Seminário do Instituto Nordeste de Direito Penal Econômico, promovido pelo INEDIPE com apoio da Comissão de Estudos em Direito Penal da OAB-CE e da Escola Superior de Advocacia. A palestra teve como tema “Lavagem de dinheiro: Aspectos penais e processuais” e as inscrições foram gratuitas, através do portal da ESA-CE.

Contando com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti Cruz, a discussão buscou tratar de um direito penal moderno, indo além do clássico. A recepção ficou a cargo do coordenador adjunto das Comissões, Raphael Castelo Branco, do presidente da Comissão de Estudos em Direito Penal, Matheus Andrade Braga e do vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier Lima Filho, além dos mediadores do evento, Ademar Mendes Bezerra e Bruno Queiroz, respectivamente, presidente e vice-presidente do INEDIPE.

A mesa também contava com a participação de Ilana Martins Luz – Advogada Criminalista e Doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo. “Esse é um tema extremamente complexo e que precisa ser trabalhado. Assim, é muito bom ver realizadores e debatedores com tanta proficiência acadêmica e profissional para discuti-lo”, disse o ministro Rogério Schietti Cruz.

As discussões de grande relevância social são priorizadas pelo INEDIPE e pela seara do Direito Penal como um todo. Para o coordenador adjunto das Comissões, esse foi um dos principais fatores para a realização do evento. “Isso para nós é muito importante, já que, nas comissões, uma das principais diretrizes é o diálogo permanente para com as emendas e os anseios da sociedade”, disse Raphael Castelo Branco.