Cinco dias de formação gratuita, com 12 palestrantes de renome nacional e estadual, com foco na formação de advogados e advogadas em início de carreira, e possibilidade de desconto na anuidade 2023. Assim foi a 52ª edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia que aconteceu entre 7 e 11 de novembro, promovido pela Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), com aula magna das advogadas Daniela Borges e Cristiane Damasceno, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia (OAB-BA) e a presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, respectivamente.

“Quero aqui parabenizar a ESA-CE por esta iniciativa que, para nós, é uma das pratas da casa, na qual vocês poderão receber orientações de pessoas que fazem a diferença na advocacia e que fazem o dia a dia do sistema OAB, como Daniela Borges e Cristiane Damasceno, que são duas das maiores referências na advocacia nacional”, ressaltou a Vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, na abertura do evento.

As primeiras palestras abordaram a “Participação das Mulheres no Sistema OAB”, bem como a “atuação da mulher advogada e os desafios no exercício da advocacia”. Na ocasião, Christiane Leitão ressaltou a campanha nacional contra o assédio na advocacia, que disponibiliza canais de comunicação sigilosos para denúncias de desrespeito à prerrogativa da mulher advogada.

Ao longo da semana, os inscritos no curso também aprenderam sobre “Advocacia nos Juizados Especiais Cíveis Estaduais”; “A evolução do Processo Judicial Eletrônico no Ceará e novas tecnologias” ; “Preparação para audiências trabalhistas do ônus da prova à inquirição das testemunhas” ; “A Oratória como ferramenta para uma comunicação eficaz” ; “Marketing Jurídico: muito mais do que mídias sociais”; “O novo cenário e o futuro da advocacia de correspondência”; “Justiça 4.0: do BacenJud ao Sniper” e “Prerrogativas para o Exercício da Advocacia”.

Também participaram como palestrantes docentes os advogados Marcelo Dias Ponte, um dos idealizadores do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia; Renato Torres; Brena Bonfim; Cícero Eduardo Ferreira; Mara França; Sidney Soares Filho; o Secretário Geral da ESA-CE, Átila Gomes; e os diretores da OAB-CE, David Sombra Peixoto (Secretário Geral) e Márcio Vitor Albuquerque (Prerrogativas).

A grande novidade desta edição foi a aula sobre “O papel do advogado na construção da consensualidade”, ministrada pela presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, Adhara Camilo, que inaugurou a inclusão da prática em métodos de solução de conflitos como disciplina obrigatória dos Cursos Preparatórios para o Exercício da Advocacia.

“Esta foi uma semana muito rica, na qual a ESA-CE buscou trazer matérias do cotidiano totalmente voltadas para a prática da advocacia, trazendo detalhes de algumas das áreas mais procuradas pelos profissionais em início de carreira”, comentou a Diretora Acadêmica da ESA-CE, Érica Martins.

O Secretário Geral da ESA-CE também ressaltou a importância de abordar os sistemas de processos judiciais que estão constantemente sendo modificados. “Este curso foi planejado para que os colegas possam aprender e aprimorar seus conhecimentos sobre as principais pautas do atual cenário jurídico. Aproveito para convidá-los a participar das demais ações educacionais promovidas pela ESA-CE para a constante formação profissional”, disse Átila Gomes.

“Esta é a retomada de um curso que é essencialmente presencial, com frutíferos debates. Os temas e os palestrantes foram escolhidos com muito zelo pela ESA-CE para que este curso seja um importante momento de qualificação profissional”, pontuou o Tesoureiro da ESA-CE, Raphael Castelo Branco.

O curso também possibilitou descontos na anuidade 2023 da OAB-CE para todos os inscritos que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiveram de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE.

A iniciativa da ESA-CE, realizada em parceria com a Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE, também foi prestigiada pela Conselheira Federal pela OAB-CE, Ana Paula Araújo de Holanda; a presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, Patrícia Viana; o presidente da Comissão de Direito do Trabalho, Rafael Sales; a vice-presidente da Comissão em Estudos em Direito Penal, Adriana Alves; e a membra do Instituto dos Advogados do Ceará – IAC, Andrine Nunes.