OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 06/12/2022

Online

Blog do Amaury Alencar
OAB-CE realiza VII Encontro das Comissões Temáticas com palestra do administrador e comentarista, Max Gehringer
Com o objetivo de integrar, aproximar e criar espaço de networking, a OAB Ceará realiza no próximo dia 8 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, a partir das 8h, o VII Encontro das Comissões Temáticas da OAB-CE. O evento é gratuito e contará com palestra do administrador de empresas e comentarista da Rádio CBN e do programa Fantástico, da TV Globo, Max Gehringer, e do autor do livro “Sucesso com Direito”, Paulo Nicholas. A realização é uma parceria da OAB Ceará, Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE).
https://www.blogdoamauryalencar.com.br/2022/12/oab-ce-realiza-vii-encontro-das.html

 

Diário do Nordeste
O piso salarial da advocacia
Pode até parecer classista, porém é muito mais que isso. A Ordem dos Advogados do Brasil reivindicava um patamar mínimo para esses profissionais há décadas. Portanto, para começar, temos aqui uma luta histórica. E parecia também uma luta inglória, morta na origem de algumas tentativas porque “nunca dá em nada”. Mas essa legislatura entendeu o contrário. Entendeu que era virtuoso alimentar um processo de devolução ao Brasil, da benfazeja capacidade de dialogar, superar obstáculos com debates republicanos, construir consensos e fazer avançar mecanismos que alimentam a força democrática. Pouco a pouco, mas energizando esses mecanismos regularmente por meio das instâncias e abordagens corretas.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colaboradores/o-piso-salarial-da-advocacia-1.3308753

 

Agência NE
Conheça o motoboy cearense que viveu em situação de rua, deu a volta por cima e é aprovado na OAB
Sérgio Pereira tem 36 anos, é estagiário de Direito e entregador de aos fins de semana. Recentemente aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, o futuro advogado conta a própria história de superação da situação de rua e a luta contra o preconceito. Aos 11 anos, vivendo e se alimentando nas vias de Fortaleza, ele precisou interromper os estudos ainda na 3º série. Duas décadas depois, Sérgio voltou a estudar e conseguiu concluir o ensino médio, o que permitiu a entrada no curso superior e o início da realização de um sonho.
https://www.ne9.com.br/conheca-o-motoboy-cearense-que-viveu-em-situacao-de-rua-deu-a-volta-por-cima-e-e-aprovado-na-oab/

 

Direito CE
Escolhidos os nomes dos jurados que vão atuar nas 05  Varas do Júri de Fortaleza, neste ano de 2022
O sorteio foi realizado na presença de representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará e pode ser acompanhado remotamente. Foram sorteados 125 jurados, sendo 25 por vara, além de 15 suplentes por unidade. Essas pessoas terão a responsabilidade de, ao longo do ano, compor os conselhos de sentença (júri popular), formados por sete jurados que decidem o destino de uma pessoa acusada de crimes dolosos, ou intencionais, contra a vida. As sentenças do júri popular são consideradas as mais democráticas do Direito, pois nesses casos quem julga o réu é a sociedade.
https://direitoce.com.br/escolhidos-os-nomes-dos-jurados-que-vao-atuar-nas-05-varas-do-juri-de-fortaleza-neste-ano-de-2022/

 

TV

TV Band Ceará
Band Entrevista
Erinaldo Dantas fala dos desafios do seu segundo mandato à frente da OAB-ce. São mais dois anos como presidente pela frente.

Rádio

Jangadeiro Band News FM
Violência contra a mulher
Conselheiro Estadual da OAB-CE, Igor César Rodrigues fala que a ausência de denúncias, a sensação de impunidade ou até mesmo a própria impunidade, seja por falha processual ou demora na punição é que causa a sensação de que não há efetividade na punição de agressores. “Qualquer pessoa pode realizar as denúncias e é fundamental que provas sejam colhidas”, diz.
https://www.youtube.com/watch?v=PJc1Xx9SAn8

 

Jangadeiro Band News FM
É permitido vender bens de imóveis sem a autorização de um dos cônjuges?
Angélica Mota, presidente da Comissão de Direito de Família da OAB-CE, fala que o projeto de Lei aprovado pela Câmara de Constituição e Justiça visa que, nas vendas de bens com cláusula de incomunicabilidade, não seja exigida a autorização do outro cônjuge. “Recomendo à população um planejamento matrimonial, pesquisar as consequências de casa regime de bens”, relata.
https://www.youtube.com/watch?v=PJc1Xx9SAn8