OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 08/12/2022

Impresso

O POVO
Direito
A OAB-CE realiza hoje, o VII Encontro das Comissões Temáticas. O encontro, coordenado pela vice-presidente da Ordem, Christiane Leitão, começa às 8 horas, no Centro de Eventos. A palestra magna é de Max Gehringer, comentarista da Rádio CBN e TV Globo.

Online

O POVO+
Esperança é reconhecida como primeira advogada do Brasil
O processo no âmbito do sistema OAB que culminou com o reconhecimento de Esperança Garcia foi fruto de uma articulação das advogadas Daniela Borges, hoje presidente da seção baiana da OAB, à época presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, e Silvia Cerqueira, presidente à época da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade, abraçada a iniciativa pelas presidentes atuais dessas comissões, Cristiane Damasceno e Alessandra Benedito. Registre-se que já em 2017, a seccional da OAB Piauí já havia reconhecido Esperança Garcia como a primeira advogada daquele estado, iniciativa empreendida pela advogada Maria Sueli Rodrigues de Sousa.
https://mais.opovo.com.br/colunistas/helio-leitao/2022/12/08/esperanca-e-reconhecida-como-primeira-advogada-do-brasil.html

ApeOC
FRENTE NORTE E NORDESTE E OAB CEARÁ UNEM FORÇAS PELA EDUCAÇÃO E A DEMOCRACIA
O coordenador-geral da Frente Norte e Nordeste pela Educação e presidente da APEOC/FETENE, professor Anízio, reuniu-se, nesta terça-feira (6), com o presidente da OAB Ceará, Dr. Erinaldo Dantas, para tratar da parceria entre as entidades para a realização do II Encontro da Frente Norte e Nordeste pela Educação, em Fortaleza, no próximo dia 15 de dezembro, de 8h às 17h, no auditório da OAB.
https://apeoc.org.br/frente-norte-e-nordeste-e-oab-ceara-unem-forcas-pela-educacao-e-a-democracia/

ALECE
III Seminário sobre Conjuntura e Direitos Humanos em pauta no Questão de Ordem
Miguel Rodrigues é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, onde atua desde 2016. Também é membro da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP) e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE).
Naira Filgueira é assessora técnica da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece e 2ª vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará).
https://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/104192-07122022questaodeordem

Plataforma MROSC
ENCONTRO REGIONAL DO NORDESTE É REALIZADO EM FORTALEZA
Houve também a presença de representantes do poder público do estado do Ceará, a Drª. Rita d’Alva, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações e Entidades de Interesse Social, a qual evidenciou a importância do conhecimento aprofundado sobre o Marco Regulatório, da transparência na relação entre poder público e OSC, e do controle da implementação da Lei 13.019/2104. Também esteve presente o Dr. Daniel Carlos Mariz Santos, da OAB/CE, ressaltando a importância do envolvimento das comissões do terceiro setor junto à pauta do MROSC.
https://plataformaosc.org.br/encontro-regional-do-nordeste-e-realizado-em-fortaleza/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=encontro-regional-do-nordeste-e-realizado-em-fortaleza

Diário do Nordeste
Tirullipa cometeu um crime ao puxar biquíni de influenciadoras? Entenda o que diz a lei
A observação sobre o que diz a lei, sem entrar no mérito do episódio envolvendo o humorista, é do advogado Felinto Alves Martins Filho, vice-presidente da Comissão de Estudos Constitucionais e membro da Comissão de Estudos em Direito Penal da OAB-CE.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/germano-ribeiro/amp/tirullipa-cometeu-um-crime-ao-puxar-biquini-de-influenciadoras-entenda-o-que-diz-a-lei-1.3309677

G1.Globo
Tirullipa puxando biquíni na Farofa da GKay pode ser caracterizado como crime de importunação sexual, diz advogada
Para a advogada Ana Paula Rocha, integrante da Comissão da Mulher na Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), o ato libidinoso pode ser qualquer ato de cunho sexual. “Pode ser, por exemplo, um toque nas partes íntimas, nos seios, mas que se tenha um objetivo de satisfazer a sua própria lascívia, daquele que está cometendo, ou a de um terceiro”, explicou.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/12/07/acao-de-tirullipa-contra-nicole-louise-na-farofa-da-gkay-pode-ser-caracterizada-como-crime-de-importunacao-sexual-diz-advogada.ghtml

O POVO+
Direito
A OAB-CE realiza hoje, o VII Encontro das Comissões Temáticas. O encontro, coordenado pela vice-presidente da Ordem, Christiane Leitão, começa às 8 horas, no Centro de Eventos. A palestra magna é de Max Gehringer, comentarista da Rádio CBN e TV Globo.
https://mais.opovo.com.br/colunistas/eliomar-de-lima/2022/12/07/fiec-recebera-izolda-cela-para-almoco-de-fim-de-ano.html

MaisFM
Conheça o motoboy cearense que viveu em situação de rua, deu a volta por cima e é aprovado na OAB
Graças às poucas oportunidades e ao esforço incansável para sair da situação de rua, ele conta que a vida dele mudou nos últimos anos. “Hoje, a minha vida se resume a estágio. Meu plano sempre foi ter o último ano de faculdade dedicado ao estágio e à OAB. Juntei dinheiro para conseguir fazer isso. Todo o esforço do passado deu certo”, relata.
https://maisfm.com/conheca-o-motoboy-cearense-que-viveu-em-situacao-de-rua-deu-a-volta-por-cima-e-e-aprovado-na-oab/