No dia 19 de dezembro de 2022, a CDTI promoveu a palestra “Metaverso: desafios e oportunidades jurídicas”, com Gisele Karassawa, Head da área de TME – Tecnologia, Mídia e Entretenimento no  Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados. O encontro foi dividido em três momentos: 1)  O que é o metaverso?; 2) Casos de Mercado; 3) Oportunidades e desafios para a advocacia 4.0. 

E qual o melhor jeito de se aprender, senão na prática? Além do tema ser metaverso, a palestra foi realizada no metaverso, por meio da plataforma spatial. 

O Metaverso é um universo virtual no qual as pessoas interagem por meio de avatares customizados com suas características, ou não. Um ambiente caracterizado principalmente pela criatividade, integração, descentralização e sociabilidade.

Gisele Karassawa apresentou alguns casos nacionais e internacionais do uso do metaverso, como por exemplo, a utilização da plataforma pela Justiça Federal da Paraíba para a realização de uma audiência. Além disso, destacou a possibilidade de eventos, entretenimentos, negócios e até mesmo educação, por ser algo extremamente rentável. 

Na pauta dos desafios a palestrante trouxe à tona a possibilidade do advogado realizar consultas, ter um escritório virtual e fazer publicidade desde que respeite o Código de Ética da OAB, conforme orientações contidas no Ementário nº E-5.842/2022 da OAB/SP. 

Por fim, algumas questões sociais e culturais foram trazidas para a discussão da Comissão, como por exemplo, o conceito de “presença” e “realidade”. O Presidente da Comissão, João Neto, junto das vice-presidentes Lara Praça e Fernanda Cabral, ressaltaram a importância do tema e das mudanças que o mundo da advocacia irá enfrentar, por isso, um dos projetos da gestão atual da CDTI é construir um Observatório da Advocacia, para cada vez mais visualizar e entender as mudanças que estão ocorrendo no mundo jurídico.