Na manhã da última terça-feira (10/01), a OAB Ceará e a OAB Juazeiro do Norte, realizaram a solenidade de inauguração da nova Sala da OAB no Fórum Estadual de Juazeiro do Norte. A sala, que carrega o nome do grande advogado militante no Cariri, Paulo Romero Lacerda Sampaio, é um equipamento que valoriza o exercício da advocacia e que conta com computadores e utensílios modernos à disposição da advocacia de todo o estado. 

No início da cerimônia, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, reforçou sobre a importância de investir em tecnologia. “Nossa segunda gestão está focada na inovação. Precisamos investir em tecnologia, equipamentos, co-workings e tudo aquilo que dê à advocacia uma estrutura melhor, para que nossa classe possa cumprir o seu real papel da melhor forma. Sem nunca esquecer também da participação efetiva de homens e mulheres nesse processo, pois a justiça é feita por pessoas para pessoas”, evidenciou.

Em seu discurso, João de Deus Filho, coordenador nacional de interiorização da advocacia da OAB Nacional, destacou sobre a expansão das atividades da OAB Nacional. “Trabalharemos com a OAB Ceará realizando ainda mais encontros, inclusive com a promessa da presença do Beto Simonetti desembarcando em Juazeiro do Norte para realizar uma grande visita no Cariri. Queremos sim estar ainda mais próximos do advogado e da advogada, dando as mãos, entendendo seus problemas e os solucionando. Esta gestão será menos Brasília e mais Brasil”, declarou. 

Alessandra Ribeiro, diretora do Fórum Estadual de Juazeiro do Norte, agradeceu pela parceria da seccional cearense e celebrou em poder proporcionar o melhor aos advogados e advogadas do estado. “No último domingo tivemos um triste episódio na história; ontem, um episódio feliz com o encontro dos três poderes incluídos pela democracia e hoje, presenciamos um momento de reafirmação na nossa Comarca da importância da advocacia, com a inauguração deste espaço que foi muito bem planejado, com melhor contato pessoal”, concluiu.

Também fazendo um paralelo aos últimos acontecimentos no Brasil, Hélio Leitão, pontuou sobre o papel da advocacia nos tempos atuais. “Quando fui presidente da OAB Ceará tive a honra de inaugurar a sede da OAB Juazeiro do Norte e hoje, meu testemunho é que nesta gestão estamos e estaremos ampliando muito mais em inovações. O destino quis impor a advocacia, a magistratura e aos representantes do poder legislativo, o desafio de encerrarmos fileiras em defesa das instituições democráticas que vêm sendo agredidas nesse país. E nós entendemos o nosso papel, por isso, viva a democracia e viva a advocacia!”, finalizou. 

Vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará, Christiane Leitão, falou sobre a busca incansável de melhorias para a classe. “Nossa gestão tem trabalhado incessantemente para estreitar laços com o interior, bem como, reaparelhar toda a nossa estrutura. Desde a primeira gestão do nosso presidente Erinaldo Dantas, nós temos focado no avanço das estruturas do interior, dos seus equipamentos e nesta manhã, a OAB-CE e a OAB Subsecção Juazeiro do Norte só reafirma o seu compromisso com toda a advocacia do estado do Ceará”, concluiu. 

Francivaldo (Vavá) Lemos, presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte, pontuou a alegria em inaugurar mais um espaço exclusivo à advocacia. “Preciso deixar registrado o agradecimento ao trabalho que pude acompanhar de perto, do presidente Erinaldo Dantas e toda a diretoria e, estendo ainda a todos os magistrados do Fórum Estadual de Juazeiro do Norte. Neste dia que retomamos oficialmente às atividades, celebrar esse momento de entrega para nossa classe de mais um equipamento de ponta, nos deixa ainda mais felizes”, enfatizou. 

Ainda em seu discurso, o presidente da subsecção enalteceu a história da OAB para a advocacia e a sociedade, bem como a comemoração de seus 90 anos de história. Lemos aproveitou também o momento para informar aos presentes, do grande circuito que será realizado ao lado do presidente Erinaldo Dantas nos interiores do Ceará, em busca de concluir a meta da gestão de pautar ainda mais ações para a interiorização das ações da Ordem. 

“Trinta e três (33) anos depois da morte do Paulo, essa homenagem ao grande profissional e pessoa que ele foi, só perdura nos dias atuais. Então, nossa família só tem a agradecer ao presidente Vavá Lemos e a todos os colegas envolvidos por esse belíssimo ato, que deixa registrado a existência do Paulo”, agradeceu José Irlando, sobrinho do homenageado.

Também estiveram presentes: Rafael Ponte, secretário-geral adjunto e corregedor da OAB-CE; Bruno Ellery, diretor adjunto para Jovem Advocacia da OAB-CE; Thiago Morais, tesoureiro adjunto da OAB-CE; João Filho Borges, vice-presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte; Wesley Monteiro, secretário-geral da OAB Subsecção Juazeiro do Norte; Tamyris Madeira, secretária-geral adjunta da OAB Subsecção Juazeiro do Norte; Carolinne Coutinho, tesoureira da OAB Subsecção Juazeiro do Norte; Hélter Dias, diretor adjunto para Subseccionais da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); Alexandre Maia, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE); Niefson Bruno, presidente da OAB Subsecção Itapipoca; Vicelmo Sales, presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental; Philipe Santana, presidente da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) Juazeiro do Norte; Lucas Aragão, magistrado do Fórum Estadual de Juazeiro do Norte e conselheiros da OAB Subsecção Juazeiro de Norte; Nathália Gonçalo, presidente da CAACE Subsecção Juazeiro do Norte; Wanderson Bento, membro do Tribunal de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TDP) da OAB Ceará.

Clique aqui e confira álbum de fotos completo.