OBSERVATÓRIO DIÁRIO – 30/01/2023

Redes Sociais

Twitter
Conjur
Atos golpistas são incompatíveis com advocacia, decide OAB-CE http://dlvr.it/ShXppT
https://twitter.com/ConJur_Oficial/status/1619020194386698240?cxt=HHwWgIDTqb6S9fcsAAAA

 

Facebook
Conjur
Atos golpistas são incompatíveis com advocacia, decide OAB-CE http://dlvr.it/ShXppT

 

Instagram
O POVO CBN Cariri
Por 31 votos contra 5, o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem da OAB-CE definiu na tarde desta quinta-feira (26), a incompatibilidade do exercício da advocacia com a presença e engajamento em atos golpistas quando comprovada a defesa de ruptura da Ordem Constitucional Democrática vigente no Brasil.
ttps://www.instagram.com/p/Cn6sG_qsC_V/

 

Instagram
Site Miséria

OAB-CE presta apoio ao “Mestre Nena
Ordem dos Advogados do Brasil -CE recebeu nesta sexta-feira (27), o mestre da cultura Francisco Gomes Novais, conhecido como “Mestre Nena”, Tesouro Vivo do Ceará pela Secretaria de Cultura e fundador do grupo Bacamarteiros da Paz.
https://www.instagram.com/p/CoA37lcpH_M/

 

Instagram
F5 Cariri
A OAB-CE presta apoio ao ‘Mestre Nena’, de Juazeiro do Norte, em denúncia a ação truculenta da PM.
A OAB-CE recebeu em sua sede, nesta sexta-feira (27/01), o mestre da cultura Francisco Gomes Novais, conhecido na Região do Cariri como “Mestre Nena”. Ele relatou ter sido vítima, junto à sua família, de uma ação truculenta da Polícia Militar, realizada em Juazeiro do Norte. Mestre Nena é considerado Tesouro Vivo do Ceará pela Secretaria de Cultura e é fundador do Bacamarteiros da Paz.
https://www.instagram.com/p/Cn_7LVgjwbS/

 

Instagram
Direito CE
Tribunal de Ética da OAB-CE conclui que atos golpistas, de esquerda ou direita, são incompatíveis com a advocacia
https://www.instagram.com/p/Cn78jTVObu6/

 

Instagram
Direito CE
ESA apoia curso sobre direito previdenciário promovido pela subseção de Itapipoca
https://www.instagram.com/p/Cn5urusuICn/

 

Impresso

Jornal Meio Norte
OAB pode punir advogados nos atos golpistas?
Em sentido semelhante, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE também decidiu que a participação em atos golpistas é incompatível com a advocacia. Decisão se deu por 31 votos contra 5. A decisão foi tomada com base no art.

 

*Online*

Conjur
Atos golpistas são incompatíveis com advocacia, decide OAB-CE
O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB-CE concluiu, nesta quinta-feira (26/1), que o exercício da advocacia é incompatível com os atos golpistas e a defesa de ruptura da ordem constitucional democrática.
https://www.conjur.com.br/2023-jan-27/atos-golpistas-sao-incompativeis-advocacia-decide-oab-ce

 

DN Digital
Flexibilização para negociar
Com essa composição paritária, há possibilidade de empate nos julgamentos. O que é voto de qualidade e por que tem gerado impasses? O presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil. (OAB-CE), Hamilton Sobreira, explica que, desde 2020, quando havia empate em julgamentos, a vitória deveria ser sempre favorável às entidades empresariais.

 

Diário do Nordeste
Comissão da OAB Ceará lança 2ª edição da Revista de Direito Tributário, com acesso gratuito
A Comissão de Direito Tributário (CDTrib) da OAB Ceará lançou, nesta quinta-feira (26), o lançamento da segunda edição da Revista de Direito Tributário, disponível gratuitamente no portal da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/germano-ribeiro/comissao-da-oab-ceara-lanca-2-edicao-da-revista-de-direito-tributario-com-acesso-gratuito-1.3328937

 

Diário do Nordeste
Entenda as mudanças tributárias para as empresas em 2023
O presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Hamilton Sobreira, explica que, desde 2020, quando havia empate em julgamentos, a vitória deveria ser sempre favorável às entidades empresariais.
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/entenda-as-mudancas-tributarias-para-as-empresas-em-2023-1.3327402

 

Migalhas
OAB pode punir advogados que participaram de atos antidemocráticos?
Em sentido semelhante, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE também decidiu que a participação em atos golpistas é incompatível com a advocacia. Decisão se deu por 31 votos contra 5.
https://www.migalhas.com.br/quentes/380742/oab-pode-punir-advogados-que-participaram-de-atos-antidemocraticos

 

Ceará é Notícia
Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE discute celeridade de demandas da população idosa durante reunião interinstitucional
No intuito de consolidar o desenvolvimento e aplicação de atividades que visam à defesa da pessoa idosa no estado do Ceará, membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), se reuniram na última quinta-feira (19/01), na 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Tutela Coletiva da Pessoa Idosa de Fortaleza, e trataram da organização e planejamento de ações coletivas, construídas a partir de cooperações interinstitucionais, que deverão ser efetuadas no decorrer de 2023.
https://www.cearaenoticia.com.br/2023/01/comissao-dos-direitos-da-pessoa-idosa.html

 

Vermelho
OAB-CE se coloca à disposição do Mestre Nena, vítima de truculência policial no Cariri
A OAB-CE recebeu em sua sede, nesta sexta-feira (27/01), o mestre da cultura Francisco Gomes Novais, conhecido na Região do Cariri como “Mestre Nena”. Ele relatou ter sido vítima, junto à sua família, de uma ação truculenta da Polícia Militar, realizada em Juazeiro do Norte. Mestre Nena é considerado Tesouro Vivo do Ceará pela Secretaria de Cultura e é fundador do Bacamarteiros da Paz.
https://vermelho.org.br/2023/01/29/oab-ce-se-coloca-a-disposicao-do-mestre-nena-vitima-de-truculencia-policial-no-cariri/

 

Direito CE
Tribunal de Ética da OAB-CE conclui que atos golpistas, de esquerda ou direita, são incompatíveis com a advocacia
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (TED/OAB-CE), encerrou na tarde desta quinta-feira (26/01), a apreciação de consulta sobre a participação de advogados em atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito. O relatório foi favorável à declaração de incompatibilidade da advocacia com atos golpistas, quando comprovada a defesa de ruptura da Ordem Constitucional Democrática vigente no Brasil.
https://direitoce.com.br/tribunal-de-etica-da-oab-ce-conclui-que-atos-golpistas-de-esquerda-ou-direita-sao-incompativeis-com-a-advocacia/

 

Direito CE
ESA apoia curso sobre direito previdenciário promovido pela subseção de Itapipoca
O último ano foi marcado por julgamentos judiciais históricos com importantes conquistas para aposentados e pensionistas do INSS. Esse foi um dos pontos do “Encontro de previdenciaristas: Retrospectiva PREV”, que ocorreu na última terça-feira, dia 24, às 17h, com transmissão online pela plataforma da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE).
https://direitoce.com.br/esa-apoia-curso-sobre-direito-previdenciario-promovido-pela-subsecao-de-itapipoca/

 

Investe CE
Dezoito dias após terrorismo em Brasília, Tribunal de Ética da OAB-CE conclui que golpismo bolsonarista é “incompatível com a advocacia”
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (TED/OAB-CE) encerrou na tarde desta quinta-feira (26.1) a apreciação de consulta sobre a participação de advogados em atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito. O relatório foi favorável à declaração de incompatibilidade da advocacia com atos golpistas, quando comprovada a defesa de ruptura da Ordem Constitucional Democrática vigente no Brasil.
https://portalinvestne.com.br/2023/01/27/dezoito-dias-apos-terrorismo-em-brasilia-tribunal-de-etica-da-oab-ce-conclui-que-golpismo-bolsonarista-e-incompativel-com-a-advocacia/

 

Juri News
QUEBRA DE JURAMENTO: Atos antidemocráticos são incompatíveis com a advocacia, diz OAB-CE
A participação de advogados em atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito é incompatível com a advocacia. A declaração consta no relatório do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (TED/OAB-CE), que encerrou a apreciação de consulta sobre participações em manifestações golpistas, quando comprovada a defesa de ruptura da Ordem Constitucional Democrática vigente no Brasil.
https://jurinews.com.br/advocacia/atos-golpistas-sao-incompativeis-com-a-advocacia-diz-oab-ce/

 

Canal Ciências Criminais
Para OAB-CE, exercício da advocacia é incompatível com os atos golpistas
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (TED/OAB-CE), encerrou na tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, a apreciação de consulta sobre a participação de advogados em atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito.
https://canalcienciascriminais.com.br/oabce-advocacia-incompativel-atos/

 

F5 Cariri
A OAB-CE presta apoio ao ‘Mestre Nena’, de Juazeiro do Norte, em denúncia a ação truculenta da PM
A OAB-CE recebeu em sua sede, nesta sexta-feira (27/01), o mestre da cultura Francisco Gomes Novais, conhecido na Região do Cariri como ‘Mestre Nena’. Ele relatou ter sido vítima, junto à sua familia, de uma ação truculenta da Polícia Militar, realizada em Juazeiro do Norte. Mestre Nena é considerado Tesouro Vivo do Ceará pela Secretaria de Cultura e é fundador do Bacamarteiros da Paz.
https://www.f5cariri.com.br/2023/01/a-oab-ce-presta-apoio-ao-mestre-nena-de.html

 

Site Miséria
OAB-CE presta apoio ao “Mestre Nena
Durante o encontro, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, prestou solidariedade ao caso e reafirmou o compromisso do órgão com a sociedade cearense. “A OAB-CE tem um papel social relevante e quando nos levantamos, todos escutam. Mestre Nena, a sua coragem irá ajudar muitas pessoas. Quando uma voz se levanta, algo grande acontece. Conte com o nosso apoio”, defendeu.
https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/destaque/oab-ce-presta-apoio-ao-mestre-nena/

 

BNews
OAB Bahia requere ao Conselho Federal inidoneidade de advogados envolvidos em atos antidemocráticos
Em sentido semelhante, o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE também decidiu que a participação em atos golpistas é incompatível com a advocacia. Decisão se deu por 31 votos contra 5.
https://www.bnews.com.br/noticias/crime-e-justica-bahia/oab-bahia-requere-ao-conselho-federal-inidoneidade-de-advogados-envolvidos-em-atos-antidemocraticos.html

 

Feedy News
Para OAB-CE, exercício da advocacia é incompatível com os atos golpistas
O Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil– Secção Ceará (TED/OAB-CE), encerrou na tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, a apreciação de consulta sobre a participação de advogados em atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito.
https://feedy.news/para-oab-ce-exercicio-da-advocacia-e-incompativel-com-os-atos-golpistas-641967.html

 

Blog do Farias Junior
OAB-CE determina que participação em atos golpistas é incompatível com a advocacia
Por 31 votos contra 5, o Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem da OAB-CE definiu na tarde desta quinta-feira (26), a incompatibilidade do exercício da advocacia com a presença e engajamento em atos golpistas quando comprovada a defesa de ruptura da Ordem Constitucional Democrática vigente no Brasil.
http://www.blogdofariasjunior.com/2023/01/oab-ce-determina-que-participacao-em.html

 

TV

TV Assembleia
TELEJORNALISMO | Jornal Assembleia 26/01/23
Marcel Peixoto, membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE fala sobre a recuperação judicial versus falência, caso Americanas. “A quantidade de pessoas que podem ser impactadas com uma decisão dessa é de significativa relevância para a economia como um todo. Esse é o principal meio pela qual a empresa pode se manter ativa no mercado, com a implantação da recuperação judicial.
https://www.youtube.com/watch?v=ZUviv6YL6S0

 

TV Assembleia
TELEJORNALISMO | Primeiro Expediente 27/01/23
Marcel Peixoto, membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE fala sobre a recuperação judicial versus falência, caso Americanas. “A quantidade de pessoas que podem ser impactadas com uma decisão dessa é de significativa relevância para a economia como um todo. Esse é o principal meio pela qual a empresa pode se manter ativa no mercado, com a implantação da recuperação judicial.
https://www.youtube.com/watch?v=8yzfemgZj4Y

 

Rádio

O POVO CBN Cariri
O Povo no Rádio – Decisão do TED-CE contra atos Golpistas
O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-CE, Sérgio Costa, comenta sobre a incompatibilidade do exercício da advocacia e engajamento em atos golpistas. “Em uma decisão quase unânime, a OAB-CE tomou essa decisão através do TED, foram 31 votos contra 5”, disse.

Clique aqui e tenha acesso ao áudio na íntegra.