Na manhã desta segunda-feira (09/01), no Fórum Clóvis Beviláqua, ocorreu a solenidade de Abertura do Ano Judiciário 2023 para celebrar a continuidade dos trabalhos, que não pararam durante o recesso forense e funcionaram em sistema de plantão.

Representando a Ordem cearense, a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, o secretário-geral adjunto, Rafael Ponte, e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Waldir Xavier, prestigiaram a cerimônia. “Desejamos que seja um ano de muito trabalho e conquistas. E nós da OAB Ceará estamos vigilantes aos pleitos da advocacia e sociedade”, disse a diretora da Ordem, Christiane Leitão.

Mesmo com o retorno das atividades, os prazos processuais seguem suspensos até o próximo dia 20/01, de acordo com o Código de Processo Civil.

“Por se tratar de um serviço público essencial e indispensável, o Judiciário nunca para. Portanto, a abertura do ano reflete a renovação do compromisso do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a sociedade, buscando, incansavelmente, o aprimoramento dos serviços prestados e a salvaguarda do império das leis para todos”, destacou a presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

A magistrada acrescentou que, para além da “renovação dos nossos compromissos, a formalização da abertura do ano é também uma oportunidade singular de avaliarmos as iniciativas já realizadas. O ano de 2022 foi de conquistas, com metas alcançadas, reconhecimento nacional, com ações de humanização, e internacional, com modernizações promovidas no Promojud [Programa de Modernização do Judiciário]”.

O evento contou com a presença do vice-presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides de Moraes; da diretora do FCB, juíza Ana Cristina Esmeraldo; do procurador-geral de Justiça do Estado, Manuel Pinheiro; do presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), juiz Hercy Alencar; do desembargador pelo Quinto Constitucional, Everardo Lucena, e de outros desembargadores, juízes e servidores. A ação teve a apresentação do Coral do Tribunal.

*Com informações do Tribunal de Justiça do Ceará.