Durante a 1º Sessão Ordinária do conselho pleno da seccional cearense, realizada na última quinta-feira, 23/02, foi aprovado, por aclamação, a atualização do valor da Unidade Advocatícia (UAD). O novo valor para a tabela oficial de honorários da Ordem cearense, a partir de 24 de fevereiro de 2023, aplicando-se o índice de 13,45%, majorando a Unidade Advocatícia, passa a ser de R$ 152,18.

O requerente do processo, nº 6128/2023-0, foi o conselheiro estadual e presidente da Comissão de Honorários Advocatícios da OAB-CE, Osmar Celestino. “Sabe-se, que, no ano de 2022 os preços de produtos, em especial os alimentos, e serviços em geral impactaram na economia, alavancando a inflação no País, efeitos ainda gerados pela pandemia do Covid-19, situação que vem acarretando maiores custos no desenvolvimento das atividades advocatícias. Por isso, a atualização da UAD é importante para tornar os honorários condizentes com o bom exercício da advocacia”, disse o conselheiro.

A relatora do processo e conselheira estadual, Vanessa Oliveira, destacou que a atualização do valor é importante para garantir direitos. “Já se passaram 18 meses sem ter existido qualquer readequação do valor da OAB. Não se pode olvidar do advogado na administração da justiça, aja vista que presta serviço público e exerce funcional social. Os honorários Advocatícia constituem a remuneração do patrono, fonte de renda e de sua família, assim a fixação dos honorários advocatícios é extremante importante para proporcionar uma vida digna”, complementou a conselheira.

A última atualização da UAD ocorreu em 24 de junho de 2021, durante a 5ª Sessão Ordinária, quando foi fixado o valor de R$134,14.

Clique aqui e confira na íntegra a 1º Sessão Ordinária do conselho.