Na última sexta-feira, 03/02, a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, e o secretário-geral adjunto e corregedor da OAB Ceará, Rafael Ponte, participaram de uma reunião, juntamente, com representantes das Subsecções Vale do Jaguaribe e Sertão Central para apresentar demandas da advocacia à Justiça Federal.
Durante a reunião, foram apresentadas pautas como demora no atendimento remoto, reclamações da advocacia com relação às clínicas que tem convênio com a Justiça Federal para a realização de exames de perícias e com as audiências.

A vice-presidente da OAB Ceará comentou sobre os problemas enfrentados pela advocacia na 29º vara de Limoeiro do Norte e relatou os problemas para o juiz federal responsável, Elise Avesque Frota. “Foi feito um pedido para que a Vara tenha pelo menos um supervisor e um juiz para fazer o atendimento presencial na região. Outra grande reclamação é com relação a clínicas, que possuem convênio com a Justiça, para a realização de perícias. Muitas vezes elas não possuem estrutura adequada e o juiz ficou de se certificar sobre a situação”, explicou Christiane Leitão.

O representante da OAB Ceará, Rafael Ponte, durante a reunião, conversou com o juiz federal da 23º Vara de Quixadá, Kepler Gomes, e pontuou os principais pleitos. “Uma das principais reclamações da região é a demora no atendimento. O Fórum só funciona de forma presencial de 8h às 13h, depois desse horário o atendimento é remoto até às 17h. O juiz se comprometeu a criar uma portaria delimitando como será o atendimento para serem feitas melhorias”, explicou o diretor.

Ainda de acordo o diretor da OAB-CE, o juiz explicou que foram feitos mutirões de audiências e de contadoria. Nos últimos três meses, ao todo foram realizadas 1200 audiências em três meses. Além disso, o juiz estabeleceu um prazo de 15 dias para realização de periciais, tendo o perito mais 15 dias para entregar o resultado.
Ao final, o secretário-geral adjunto destacou que “foi uma conversa boa que tivemos hoje aqui. Fizemos intervenções pontuais e acreditamos que logo teremos respostas positivas”.

Também participaram da reunião: o presidente em exercício da OAB Subsecção Sertão Central, Jorge Chagas, a secretária-geral adjunta da OAB Sertão Central, Zhandra Gomes, o presidente da OAB Subsecção Vale do Jaguaribe, Richardson Reis, além do diretor do Fórum Federal, Alcides Saldanha Lima, o juiz federal da 23º Vara de Quixadá, Emanuel Guerra e o juiz federal da 29º vara, Elise Avesque Frota.