A luta da mulher advogada foi destaque durante entrega de carteiras, realizada no dia 8 de março, no auditório da OAB-CE, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Participaram da Solenidade 61 novas advogadas inscritas na Ordem cearense.

O presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, durante a abertura da solenidade, destacou o papel da mulher dentro do sistema OAB. “Durante a nossa gestão, um dos nossos pilares é a importância da mulher e da paridade de gênero dentro da OAB. Temos acompanhado de perto assuntos sérios que dizem respeito à atuação da mulher advogada no seu dia a dia, mas também temas relacionados à sociedade. É fundamental para que se possa promover uma advocacia em condições igualitárias entre homens e mulheres”, disse o representante da Ordem.

O presidente da Ordem Alencarina passou os trabalhos para a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, que conduziu a solenidade. Na oportunidade, a diretora ressaltou a luta pela paridade de gênero. “Nesses 90 anos de OAB, muitas lutas foram enfrentadas. Temos conquistado cada vez mais espaço e voz.  Prezamos pela participação feminina em nossos quadros e vamos continuar lutando sempre por mais representatividade”, pontuou.

Homenagem

Na solenidade, a diretoria prestou homenagem à conselheira federal e vice-presidente da OAB-CE, durante a gestão de 2019/2022, Vládia Feitosa. A diretoria da Ordem cearense entregou uma placa para simbolizar e agradecer a atuação da advogada em prol da classe.

No ensejo, emocionada, a homenageada discursou e agradeceu. “Muito agradecida e feliz por esse momento. Fizemos uma gestão de muito trabalho em prol da sociedade, mas, em especial, para a advocacia e as mulheres. Sigo trabalhando para que mais ações possam ser realizadas”, disse a conselheira federal.

Vládia Feitosa foi a primeira mulher a exercer a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará. No período de 6 a 31 de dezembro de 2021, quando o então presidente José Erinaldo Dantas Filho se licenciou do cargo, o comando foi passado oficialmente para a vice-presidente, que atuou extensivamente em prol da classe e sociedade cearense.

Compuseram a mesa da solenidade da entrega de carteiras: o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, o secretário-geral da OAB-CE, David Peixoto, a conselheira federal, pela bancada Ceará, Vládia Feitosa, o secretário-geral adjunto da OAB-CE, Rafael Ponte, a diretora adjunta de Relações Institucionais e Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB-CE, Jane Calixto, a diretora acadêmica da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), Érica Martins, a secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), Deysi Souza, a presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-CE, Vanessa Oliveira, a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, a presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB-CE, Ana Carolina Barbosa, a presidente da Comissão Dos Direitos Da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana, e a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subsecção Litoral Oeste, Ismênia Maria Sousa.