Encerrando o cronograma de ações, com o intuito de combater todas as formas de discriminação e violência contra a mulher, além de incentivar denúncias, a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE realizou, no dia 19/03, uma ação educativa, em parceria com o Fortaleza Esporte Clube, na Arena Castelão, pelo Campeonato Cearense.

Ao longo da partida, a comissão realizou a entrega de panfletos informativos e botons da campanha, além de exibir faixa com os dizeres “Não à Violência Contra a Mulher”. Ação foi realizada com o apoio do Grupo Mulheres do Brasil e do Sindicatos dos Policiais Civis do Estado do Ceara (SINPOL).

Durante todo o mês de março, a comissão realizou diversas ações educativas similares nos estádios, em parceria com os clubes cearenses do Ferroviário, Ceará e Fortaleza.

Para a comissão, a parceria com os clubes se faz necessária devido ao aumento no número de ameaças e lesão corporal, no contexto de violência doméstica, nos dias de jogos de futebol.

Participaram da ação as integrantes da comissão: Eva Aguiar, Karla Queiroz, Ana Kellen, Edileuza Rodrigues, Karine Gonçalves, Karol Ferreira, Caroline Macedo, Sara Cirne, Symone Gois, Jacqueline Luna, além da presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira e presidente do Conselho OAB Jovem, Júlia Barreto, o Grupo Mulheres do Brasil, representando pelas integrantes: Carol Barroso, Eveline Benevides. Além do representante do Fortaleza, Germano Palácio, diretor Jurídico, e do secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

Canais de denúncia

O Ligue 180 presta uma escuta e acolhida às mulheres em situação de violência. A Central de Atendimento à Mulher registra e encaminha as denúncias aos órgãos competentes, além de oferecer escuta qualificada às mulheres vítimas de violência. Funciona 24h por dia e pode ser acionado de qualquer lugar do país.

Outro meio de denúncia é o Disque 100, ou o Disque Direitos Humanos. Esse canal, que também funciona 24h por dia em todo o Brasil, atende situações graves de violações de direitos, principalmente de grupos vulneráveis. Todas as denúncias são feitas de maneira anônima e as informações transmitidas são sigilosas