Realizada na noite da última quinta-feira (30/03), a solenidade em comemoração aos 90 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), lotou o belo e imponente Theatro José de Alencar, contando com a presença do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti e do governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas. A solenidade foi iniciada com as boas-vindas aos convidados e apresentação de autoridades presentes. Logo após, o hino nacional foi interpretado pelo músico Chambinho do Acordeon. Clique aqui e confira a transmissão completa do evento.

Contando com a presença de 500 pessoas, dentre elas, autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário, membros da gestão da OAB-CE, advogados, advogadas e demais convidados, o evento seguiu com a apresentação de um documentário com trechos de entrevistas e depoimentos de personalidades que escreveram seus nomes na história da instituição. Os testemunhos foram contados por meio de uma linha do tempo, enaltecendo as nove décadas de ricas histórias da Casa da Democracia Brasileira Cearense. O filme foi produzido pela Comunicação da instituição, capitaneado pela jornalista e coordenadora do setor, Rebecca Brasil, em conjunto com a produtora Criativo Gato Preto. Clique aqui e confira o teaser completo.

A solenidade homenageou seis advogados e advogadas por suas contribuições à instituição ao longo de sua existência, em favor da defesa das prerrogativas e valorização da classe. Receberam o “Troféu 90 anos de OAB-CE”: Silvio Braz, presidente na gestão 1985/1987; representando Raimundo Falcão, presidente da OAB-CE na gestão 1987/1989, a filha Karina Falcão, procuradora da Fazenda Nacional; Ósia Carvalho, a 1ª mulher presidente de Subseção da OAB-CE em Iguatu, nas gestões 1989/1991 e 1991/1993; Paulo Quezado, presidente da OAB-CE nas gestões 1998-200/2001-2003; Hélio Leitão, presidente nas gestões 2004/2006 e 2007/2009 e Valdetário Monteiro, presidente nas gestões 2010/2012 e 2013/2015.

A cerimônia também agraciou, por suas contribuições à instituição ao longo de sua existência, em favor da defesa das prerrogativas e valorização da classe, o presidente da OAB Nacional na gestão 2022/2025, Beto Simonetti; e o Governador do estado do Ceará, Elmano de Freitas.

Os diretores da OAB Ceará no triênio 2022/2024, representados pela vice-presidente, Christiane Leitão; secretário-geral David Peixoto; secretário-geral adjunto, Rafael Ponte; tesoureira, Camila Fernandes; diretor tesoureiro adjunto, Thiago Morais; diretora adjunta de relações institucionais, Jane Calixto; diretor adjunto de acesso à justiça, Cleto Gomes; diretor adjunto de prerrogativas, Márcio Vitor de Albuquerque; e o diretor adjunto para a Jovem advocacia, Bruno Ellery, subiram ao palco para realizar a entrega do “Troféu 90 anos de OAB-CE” para o presidente Erinaldo Dantas, que exerce a função desde 2019.

Convidado a discursar, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, agradeceu as presenças e, em seguida, trouxe uma perspectiva histórica da seccional cearense. O advogado destacou a conquista de paridade de gênero, bandeira defendida em sua gestão. “Quando a OAB-CE foi fundada em 1933, era composta majoritariamente por homens. A primeira mulher inscrita foi Lucrécia Pinho, registrada sob o número 140, ainda em 1933. Hoje, com muito orgulho, temos 50% da advocacia cearense de advogadas. Em 30 de março de 1933, eram apenas 92 advogados, 21 provisionados e um solicitador, e hoje, estamos chegando à inscrição 51 mil”, disse.

Dantas expôs que por cinquenta anos, a OAB-CE não teve uma sede própria, até que na gestão do grande professor Luís Cruz de Vasconcelos, foi inaugurada a primeira sede própria, na Avenida Pontes Vieira. “Luís Cruz foi um gigante e conseguiu entregar em sua gestão, a sede própria no Dia do Advogado, em 1984, em um prédio memorável”, relembrou o presidente da OAB Ceará.

O atual presidente da seccional cearense também citou uma lição deixada pelo ex-funcionário da OAB Ceará, Calvino Pereira, servidor por 58 anos: “A história é o único liame que liga o presente ao passado. Talvez até se exista sem história, mas não se pode viver sem ela, pois viver também é rememorar ao passado, caminhando pelas trilhas da história. O presente se torna mais belo com fatos do passado, e toda história tem seu início. Viva a advocacia”, declarou.

“Quero parabenizar publicamente e reconhecer a capacidade que o presidente desta seccional tem tido perante o nosso Colégio de Presidentes, desenvolvendo a função de coordenador e com uma louvável capacidade de unir as seccionais brasileiras. A seccional do Ceará é exemplo para todo o sistema da OAB. Celebramos hoje a bravura e a coragem de cada um desses 50 mil advogados e advogadas que atuam nos 184 municípios cearenses. É um orgulho enorme me reunir com a advocacia cearense. São 90 anos de sonhos e lutas”, discursou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

O Governador do Ceará, Elmano de Freitas demonstrou satisfação por ser advogado e comentou da sua dedicação em atuar a favor da advocacia. O chefe do Executivo Estadual, aproveitou o ensejo e se comprometeu em doar os terrenos para a construção das seccionais de Canindé e Baturité. “Eu estou governador, mas sou advogado, porque é isso que eu sou na vida, foi a profissão que me dediquei e exerci com muito orgulho. Exercer a advocacia exige coragem, coragem para fazer defesas que às vezes a sociedade recrimina. Nós somos para defender as causas que nos dedicamos e é para isso que fizemos um compromisso. Não é por falta de terreno que não teremos as seccionais em Canindé e Baturité. Viva a advocacia brasileira e cearense “, comemorou.

Dentre os presentes, prestigiaram a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente do TJ-CE, Abelardo Benevides de Morais; o presidente do TRT- 7ª região, Durval César de Vasconcelos; os desembargadores e desembargadoras do TJ-CE, Maria Iracema Martins Durval; Maria Nailde Pinheiro Nogueira; Carlos Alberto Mendes Forte; Paulo Airton Albuquerque Filho, Jane Ruth Maia Queiroga; André Luiz de Sousa Costa; Everardo Lucena Segundo e José Lopes de Araújo Filho; os desembargadores federais do TRT 7, Plauto Carneiro Porto; Francisco José Gomes Silva; Paulo Roger Machado Botelho; o presidente da OAB Espírito Santo, José Carlos Rizk Filho; o conselheiro federal da OAB Espírito Santo, Alessandro Rostagno; o coordenador nacional de interiorização, João de Deus Quirino; a defensora pública, Mônica Barroso que representou a defensora pública geral em exercício, Sâmia Farias; e a secretária de Direitos Humanos do Ceará, Maria do Perpétuo Socorro França.