O Encontro “Elas na Gestão”, promovido na noite de quarta-feira (22), pela Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica da OAB-CE, em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), foi realizado na cobertura do Manhattan Square Garden e reuniu importantes lideranças femininas para um debate sobre o desenvolvimento profissional das mulheres.

Sob a mediação de Rayana Guedes e Thais Timbó, respectivamente 1ª Vice-presidente e Secretária Adjunta da Comissão, as gestoras Renata Paula Santiago, Camila Coutinho e Raquel Brandão comandaram um inspirador bate-papo, que teve como pauta central o protagonismo feminino no mercado, na família e na sociedade.

Renata Paula Santiago é Diretora Administrativa Financeira da BSPAR Incorporações; Camila Coutinho é Consultora de Estratégia e Marketing da Nexum; e Raquel Brandão é Executiva Jurídica do Grupo 3Corações. Mas, para além de suas carreiras profissionais, as gestoras se apresentaram como filhas, mães e esposas, humanizando o debate com relatos sobre suas paixões, desafios e conquistas inspiradoras.

As convidadas foram questionadas sobre as dores e amores do mundo corporativo; o que acreditam que fizeram para conquistar seus respectivos cargos de gestão; até que ponto a família deu apoio e suporte para a ascensão profissional; e como utilizar o Mindset feminino (a forma como a mulher pensa e encara os desafios da vida) para se posicionar na gestão.

“Hoje temos uma grande participação das mulheres no mercado de trabalho, muitas delas liderando famílias. Entendo que tudo isso é uma evolução e um conjunto de fatores. E acho que faz parte do meu papel como liderança feminina criar oportunidades para falar cada vez mais sobre os desafios da gestão, desmistificando e estimulando para que mais mulheres desenvolvam suas marcas pessoais”, disse Renata Paula Santiago.

“Precisamos estimular para que mais eventos como esse aconteçam e reúnam mais mulheres, com mais líderes e excelentes técnicas que possam inspirar com suas carreiras, compartilhando dicas de como lidou com problemas e desafios”, pontuou Raquel Brandão.

Camila Coutinho contou como os desafios que enfrentou nos 23 anos de carreira nas áreas comercial e marketing foram importantes para o amadurecimento profissional. “No retorno (ao trabalho) após as minhas duas gestações, eu recebia projetos de áreas divergentes a minha, quase como uma retaliação. Alguns, inclusive, não tinham nada a ver com minha área de atuação. Mas, hoje, como atuo no formato consultivo, avalio que essa experiência foi positiva para que eu pudesse passear fora do meu eixo que era 100% marketing e, assim, conseguir ter uma visão mais holística de outras áreas”, contou.

Encerrando o encontro a Vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, prestou justas homenagens às convidadas, enaltecendo a importância do diálogo como inspiração para muitas mulheres. Christiane também compartilhou com o público as conquistas que a OAB Nacional e a Ordem cearense tem alcançado em prol não só das mulheres advogadas, mas também do fortalecimento feminino em toda a sociedade.

“Temos uma forte representatividade feminina na OAB-CE. São mais de 105 Comissões Temáticas com mais de 4 mil colegas, a maioria presidida por mulheres. Nossos cursos da ESA-CE são quase que 60% realizados por mulheres. Temos trabalhado arduamente na OAB-CE para combater o assédio na advocacia, um problema que é real, cruel e diário. Temos dado espaço para ela. Então, falar com vocês que são exemplos é muito gratificante. Afinal, não há melhor para o empoderamento feminino do que exemplo e oportunidade”, ressaltou Christiane Leitão.

Na oportunidade, a Vice-presidente da OAB-CE também enalteceu a atuação da Conselheira Federal pela OAB-CE, Vladia Feitosa, que estava presente no evento, destacando a importância da sua representatividade como a primeira mulher a ocupar a presidência da OAB-CE, mesmo que interinamente, bem como sua atuação representando o Ceará e a liderança feminina no Conselho Nacional.

O presidente da Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica da OAB-CE, Alexandre Maia, explicou que o Encontro surgiu com o propósito de ser uma homenagem às advogadas. “Quem nos deu uma dica foi Raquel Brandão e a partir daí conversei com Renata Paula sobre a ideia de promover um evento, em que grandes executivas falassem para advogadas e mulheres sobre suas carreiras, desafios e conquistas”.

O evento foi realizado em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada da OAB-CE, com apoio do Café 3Corações, O Cafeeiro Fortaleza e Santa Clara Luiza Távora, Jandaia, Ed. Manhattan Square Garden, escritório Abimael Carvalho Advocacia Empresarial e o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF).

Fotos: João DiJorge.