Na última sexta-feira (3), a OAB Ceará esteve presente no V Colégio de Ouvidores, realizado na OAB Rio Grande do Norte, representada pela Ouvidora da Mulher da OAB Nacional e Conselheira Federal pela OAB-CE, Katianne Wirna, e pela Ouvidora-geral da OAB Ceará, Wanha Rocha. Os participantes se debruçaram de forma especial sobre o fluxograma da Ouvidoria da Mulher no âmbito do Conselho Federal, com sugestões para as Seccionais.

A apresentação teve como foco o atendimento das demandas oriundas da Advocacia feminina, das jurisdicionadas e da sociedade civil. Os Ouvidores também participaram do treinamento sobre “a importância da Ouvidoria da Mulher e da escuta ativa”, com ferramentas para aprimorar o serviço nas Seccionais.

O CFOAB realiza medidas como a escuta sob perspectiva de gênero, com atendimentos presenciais e por telefone; boa interlocução com órgãos internos, com a promoção de palestras sobre o funcionamento do sistema de Ouvidoria e informações sobre benefícios assistenciais concedidos pela Caixa de Assistência.

Para Katianne Wirna, o “Conselho Federal nunca esteve tão integrado, tão uníssono e atuante na defesa da pauta da mulher e no propósito de inclusão, qualificação profissional e efetiva participação das Advogadas em todos os frontes do sistema OAB”.

De acordo com Wanha Rocha, o evento foi de suma importância pois também debateu temas como a interiorização das ouvidorias nas Subseccionais, bem como a proposta de criação do Selo Ouvidoria, que será destinado às instituições que preencherem os requisitos em temos de divulgação, qualidade e criação de ouvidorias adjuntas. “Essa interação entre as ouvidorias proporciona um fortalecimento, tanto do ouvidor, que desempenha um trabalho nas suas Seccionais, como também da própria advocacia”, pontuou.

O encontro de ouvidores contou, ainda, com a presença da secretária-geral adjunta da OAB Nacional, Milena Gama, do Ouvidor Geral da OAB, José Augusto Noronha e da vice-presidente da OAB/RN, Lidiana Dias.