A advogada Andrine Nunes (OAB-CE: 15.647) foi nomeada pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, Erinaldo Dantas, para exercer a função de presidente da Comissão de Direito Internacional (CDInt), conforme decisão da portaria nº 13/2023.
A recém-nomeada é mestre e doutora em Direito Constitucional e especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito Tributário e Processo Tributário. Atua como consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e há mais vinte anos como professora universitária, sendo autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros na área de Direito Internacional, Direitos Humanos, dentre outras temáticas.
Para a advogada, compor a Comissão de Direito Internacional da OAB-CE é uma grande alegria e ao mesmo tempo uma imensa responsabilidade, principalmente em razão do conjunto de características inerentes ao Estado do Ceará. “Acredito que qualquer gestão, para ser profícua e efetiva, precisa realizar-se em conjunto, pelo diálogo aberto e com escutas ativas. Com este objetivo, aqui estamos para servir, porque assentimos que o Direito Internacional é veículo e é vida”, comentou Andrine.
Erinaldo Dantas considera que a nomeação da advogada significa uma oportunidade de pontencializar a seara internacional no estado do Ceará, que já possui uma importante projeção no cenário mundial. “Sem dúvidas, o Ceará tem muito potencial para expandir na área internacional, tendo em vista especialmente o seu setor comercial e turístico, por isso considero muito promissora a nomeação de Andrine para a presidência da Comissão de Direito Internacional, na certeza de que desempenhará um ótimo trabalho”, considerou.