A noite do dia 18 de maio foi marcada por muita comemoração e regaste histórico da memória dos 80 anos da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE). A festa aconteceu no auditório da OAB-CE e contou com a presença de representantes da advocacia e judiciário. O evento também teve transmissão pelo canal do Youtube da OAB-CE. Clique aqui e confira na íntegra.

Iniciando a cerimônia, o poeta popular, músico e compositor, Tião Simpatia, recitou, em cordel, uma homenagem à CAACE. Em sua apresentação, o artista encantou a todos com suas palavras. “A CAACE tem história, história que dar cordel, história que dar um livro. Oito décadas de assistência para os seus associados, senhoras advogadas, senhores advogados. Seu bem-estar social e saúde sempre em primeiro lugar. Viva a CAACE pelos seus 80 anos. Salve os advogados novatos veteranos. É feliz quem acredita que essa data se repita por muitos e muitos anos”, declamou.

A apresentação do Hino Nacional ficou por conta da cantora, compositora e professora, Aparecida Silvino. A artista é filha do ex-presidente da CAACE, José Silvino da Silva (in memoriam), que empresta seu nome ao prédio da instituição, localizado no Bairro de Fátima.

O presidente da CAACE, Waldir Xavier, em seu discurso, rememorou a história da instituição e destacou que a Caixa de Assistência é marcada por conquistas e lutas, referência em amparo à advocacia cearense. “Que nos continuemos por décadas e mais décadas, empenhados em transformar, através do dom, que Deus nos deu em forma de ofício. Que venham mais 80, 100, 200 anos e que aqueles que nos sucederem, um dia possamos agir sempre pautados pela honestidade”.

Na solenidade, o presidente do braço assistencial da Ordem cearense exibiu um vídeo que apresenta em detalhes como ficará novo prédio que irá abrigar a CAACE e será erguido ao lado da OAB-CE. “Teremos ao lado da Ordem cearense, a CAACE funcionando com todos os seus serviços. Será um grande avanço para a nossa classe e um novo marco em nossa história”, disse Waldir Xavier.

Convidado a discursar, o procurador-geral do Estado, Rafael Machados Moraes, destacou a CAACE como essencial para a defesa dos interesses da advocacia. “São 80 anos de história e a advocacia, na totalidade, deve ser sentir prestigiada por essa entidade. É sempre honroso reviver e destacar tantas conquistas”, reforçou.

O presidente da OAB Ceará e presidente da CAACE, gestão 2016 a 2018, Erinaldo Dantas, relembrou grandes marcos da entidade. “Como ex-presidente caixista que sou, tenho muito orgulho de ter contribuído para grandiosos avanços em todo o estado, como o Espaço CAACE, Farmácia, CAACE Conceito, Salas de estudo, Projeto Pedal Legal, Arraiá da Advocacia sem custos para os cofres da entidade, distribuição de vacinas e equipamentos de informática na capital e interior do estado. Tenho certeza que muitos avanços virão, como a construção da nova sede”, disse.

Homenagens

No evento, para celebrar os 80 anos da CAACE, a instituição prestou homenagens às personalidades que marcaram a história da entidade.

Foram homenageados: a vice-presidente da CAACE, Francisca Castelo Branco (Chiquinha), representando todo o universo feminino de garra e determinação; a diretora da CAACE Subsecção Serra da Ibiapaba; Thayná Cruz Fontenele, representando todos os diretores e diretoras; a presidente da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Adhara Camilo, representando o importante trabalho feito pelas comissões, e o funcionário da CAACE há 17 anos, José Renê Abreu de Sousa, representando todos os funcionários e funcionárias da entidade.

A CAACE está presente na Capital e no Interior, em 17 subsecções, ofertando serviços de saúde a advogados e seus dependentes. Como forma de fazer reverência aos presidentes do Interior do Estado, a entidade prestou homenagens e destacou o trabalho feito em prol da interiorização.

Receberam homenagens: o presidente da CAACE de Aracati, André Augusto de Oliveira, o presidente da CAACE de Baturité, Alysson Aragão de Aguiar, o presidente da CAACE de Canindé, Francisco Cléuton, o presidente da CAACE do Cariri Oriental, Elias Saraiva, o presidente da CAACE de Caucaia, Airton dos Santos, o presidente da CAACE de Crateús, Paulo Dirceu, o presidente da CAACE de Itapipoca, Herton Parente, o presidente da CAACE Região Metropolitana de Fortaleza, Magno Soares, a presidente da CAACE de Tauá, Ana Paula Leite, e o presidente da CAACE de Tianguá, Emanuel Lucas Ferreira.

O presidente da CAACE fez a entrega do Certificado de Reconhecimento e Gratidão aos ex-presidentes e aos familiares que os representam e que se fizeram presentes na solenidade.

Foram homenageados: o presidente da CAACE, gestão 1973 a 1985, José Silvino, representado por sua filha, Aparecida Silvino;

O presidente da CAACE, gestão 1995 a 1997, José Danilo Mota; o presidente da CAACE, gestão 2004 a 2006, Paulo César Feitosa, (in memorian), representado por seu filho, Luiz Carlos Feitosa Arrais Sobrinho; o presidente da CAACE, Valdetário Monteiro, gestão 2007 a 2009, representado por sua filha, Beatriz Leão Andrade; o presidente da CAACE, gestão 2010 a 2012, Leandro Vasques; o presidente da CAACE, gestão 2016 a 2018, Erinaldo Dantas; e o presidente da CAACE, gestão 2022, Lucas Asfor, representado por seu sócio no escritório Asfor Gomes e vereador de Fortaleza (PL), Pedro Matos.

Compuseram a mesa do evento: o presidente da CAACE, Waldir Xavier, o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, o procurador-geral do Estado, Rafael Machado Moraes, representando o Governador do Estado, Elmano Freitas, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Heráclito Vieira, a desembargadora, Nailde Pinheiro, o desembargador federal, José Antônio Parente da Silva, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador federal Durval César de Vasconcelos Maia, a vice-presidente da OAB Ceará, Christiane Leitão, o secretário-geral da OAB Ceará, David Sombra, o secretário-geral adjunto da OAB Ceará, Rafael Ponte, a tesoureira da OAB Ceará, Camila Fernandes, o tesoureiro adjunto, Thiago Morais, a vice-presidente da CAACE, Francisca Castelo Branco (Chiquinha), a secretária-geral da CAACE, Deysi Souza, o secretário-geral adjunto da CAACE, João Ítalo Pompeu, o tesoureiro da CAACE, Fernando Martins, o conselheiro federal, pela bancada do Ceará, Hélio Leitão, o tesoureiro da ESA-CE, Raphael Castelo Branco, o diretor adjunto de prerrogativas da OAB Ceará, Márcio Vitor Albuquerque, o procurador federal, Moaceny Félix, e a ouvidora da OAB Ceará, Wanha Rocha.

Criação da CAACE

A CAACE surgiu após aprovação do Conselho Federal da OAB, no dia 18 de maio de 1943, em meio à II Guerra Mundial, para ser o braço social da OAB. Há 8 décadas, a instituição vem promovendo bem-estar e qualidade de vida à advocacia cearense e seus familiares. Clique aqui e saiba mais.