Na manhã de quinta-feira (18), o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas e a secretária-geral adjunta da Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) e presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da Ordem cearense, Adhara Camilo, receberam, na sede da seccional, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Vanja Fontenele. No encontro, foi debatido o andamento do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais, iniciado em abril e idealizado pela Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJCE. Ao fim da reunião, os representantes da OAB visitaram uma aula da formação, que ocorria na ESA-CE, prestando apoio aos advogados e advogadas participantes.

Na ocasião da visita, Erinaldo Dantas frisou a importância da manutenção do diálogo aberto existente entre a OAB e o Tribunal de Justiça. “A presença da desembargadora aqui na sede reforça essa proximidade que os dois órgãos possuem. É muito satisfatório saber que podemos contar um com o outro. Só neste ano, já realizamos diversas reuniões com representantes do TJ: presidente, desembargadores, juízes auxiliares, dentre outros. Esta iniciativa do curso é um produto do nosso diálogo e quem tem a ganhar é sempre a advocacia”, disse o presidente da seccional cearense.

A secretária-adjunta da ESA-CE considerou o encontro produtivo e leve, se tratando de uma conversa franca sobre o andamento do curso. “Nossas conversas com o TJCE são habitualmente assim, possuem uma troca muito satisfatória. Nesta manhã, conversamos sobre a importância do curso e da mediação, além da possibilidade de futuras parcerias. Por fim, mostramos à desembargadora sua ficha de advogada que guardamos na OAB-CE, datada de 1982. Essa redescoberta foi um momento muito emocionante”, relatou Adhara Camilo, que também preside a Comissão Especial de Mediação da Ordem.

O Curso

De acordo com a presidente da CMC, o objetivo do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais é promover um ambiente pacífico no meio da advocacia, que tem a reputação de ser conflituoso.“A demanda é muito grande para esse curso, essa é uma questão que aflige os advogados. Por isso que fizemos questão de fazer essa parceria com o TJ, com essa turma exclusiva. É uma maneira de atender às necessidades da classe, além de garantir proteção, já que levamos aos advogados os métodos adequados de soluções de conflitos. Assim, esperamos pulverizar e cada vez mais firmar a nossa participação social”, explicou Adhara Camilo.

A formação se divide em duas etapas: com aulas teóricas ministradas até o dia 23 de maio, seguidas do estágio supervisionado. Na primeira fase, as aulas são, em sua maioria, remotas, com apenas dois encontros presenciais, nas instalações da ESA-CE, na sede da Ordem. Ao todo, são 30 advogados participantes, com ampla variação de idade, localidade e experiência no tema.