Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, estiveram presentes, na manhã desta segunda-feira (22/05) à cidade de Brejo Santo/Ce, para a inauguração da nova sede do Cartório Eleitoral da cidade. A cerimônia faz parte de uma série de inaugurações realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE). Nomeado em homenagem ao rábula José Lucena Rocha, o espaço atende ainda aos municípios de Porteiras, Penaforte e Jati, fornecendo uma estrutura de qualidade, que visa facilitar o acesso da população ao exercício da democracia.

Em nome da OAB-CE, compareceram o secretário-geral da seccional, David Peixoto, o presidente da Subsecção do Cariri Oriental, Vicelmo Feitosa, o presidente da subsecção Juazeiro do Norte e coordenador do Colégio de Presidentes de Subsecções, Francivaldo (Vavá) Lemos e o presidente da subsecção Sobral, Ézio Azevedo. A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto.

O diretor da OAB-CE, David Peixoto, que também foi juiz ouvidor do TRE-CE no período 2021-2023, considerou a inauguração fundamental para a valorização da advocacia local, por promover praticidade e suporte. “Especialmente para os advogados da área do direito eleitoral, vai ser muito benéfico. Antes, tinham que se deslocar por horas para cumprirem o ofício, agora, tudo está concentrado em Brejo Santo, uma cidade central na região. É uma demanda que tínhamos e, graças ao diálogo que mantemos, a OAB e o TRE podem seguir com esta troca e promover mais conquistas para a advocacia de todo o estado” , afirmou o secretário-geral da seccional.

De acordo com a divulgação do TRE-CE, a série de inaugurações no interior está sendo realizada como forma de promover o fortalecimento das zonas eleitorais interioranas, através do acolhimento. “Na minha administração, priorizei instalar a Justiça Eleitoral em sedes próprias. O Tribunal Regional Eleitoral preparou este espaço para o povo. Agora, todos podem usufruir de uma estrutura digna e condizente com a grandeza da Justiça Eleitoral”, afirmou o presidente do Tribunal, Inácio de Alencar Cortez Neto.

O presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, cuja sede é em Brejo Santo, celebrou o novo espaço e reiterou o trabalho que vem desenvolvendo frente à subsecção. “É muito importante essa inclusão do interior nas pautas e realizações. No mesmo dia, tive o prazer de realizar a solenidade da pedra fundamental da nossa futura biblioteca jurídica. O nosso objetivo é promover oportunidades iguais para todos os advogados do estado. Estamos trabalhando para isso”, relatou Vicelmo Feitosa. Clique aqui e saiba mais sobre a futura biblioteca jurídica de Brejo Santo.

O Homenageado

José Lucena Rocha era um rábula, que, apesar de não ter se formado em Direito, fazia a defesa de muitas pessoas da região do Cariri Oriental, principalmente do júri. Mesmo sem a prova oficial da Ordem dos Advogados do Brasil realizada, a Ordem concedeu a carteira de advogado a ele que, era também uma referência cultural da região, onde as pessoas o procuravam para dar conselhos e diretrizes para os filhos, como o que ler, para onde ir, qual carreira seguir e etc.

A fita de inauguração da sede foi desenlaçada pela viúva de Lucena Rocha, Eurídice Lucena. O defensor também dará nome à futura biblioteca jurídica de Brejo Santo, cuja pedra fundamental foi lançada ainda no dia 22/05.

A inauguração também contou com o desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará Everardo Lucena Segundo; o juiz eleitoral da 70ª Zona, Niwton de Lemos Barbosa; a prefeita de Brejo Santo, Gislaine Landim e a promotora eleitoral Maria Leide de Andrade. Além destes, acompanharam a solenidade representando o TRE-CE, o diretor-geral do Tribunal, Hugo Pereira Filho; a secretária da Presidência, Cecília Arruda Sá; o secretário de Administração, Sérgio Coelho; o chefe de Cartório, Marcelo Magalhães; além de servidoras e servidores do TRE. Participaram ainda familiares e amigos do Advogado José Lucena Rocha, que dá nome ao cartório eleitoral.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, clique aqui para ter acesso.