Nos dias 5 e 6 de maio, a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, em parceria com Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) realizará a 53ª edição do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia. Esta será a primeira vez que o curso ocorrerá no interior do Ceará, com uma edição especial na região do Cariri. O evento, presencial e gratuito, ocorrerá na OAB Crato e abordará os mais diversos aspectos da atuação de advocacia em início de carreira, capacitando a jovem advocacia para os desafios do mercado de trabalho.

“O Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia é referência para os novos inscritos na Ordem ou até mesmo para aqueles que desejam atualizar seu conhecimento para atuar no novo cenário da advocacia. Com a realização do curso na região do Cariri damos mais um passo no nosso propósito de descentralizar as ações da capital e ampliar a qualificação profissional da advocacia em todo o interior do estado”, pontua o presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho.

O Diretor para Subseccionais da ESA-CE, Helter Dias, explica que esta é mais uma ação que torna real o planejamento estratégico da Escola para todo o Ceará. “A chegada do Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia ao interior, consolida mais uma ação exitosa no processo de interiorização das atividades da ESA-CE. Para este ano, planejamos, dentre outras ações, trazermos ao interior projetos brilhantes que existiam anteriormente somente na capital”.

O curso, promovido anualmente pela ESA-CE em parceria com a Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE, contará com quatro edições em 2023. Logo após a realização no Cariri, a ESA-CE abrirá inscrições para mais uma edição em Fortaleza, prevista para ocorrer entre 8 e 12 de maio, na sede da OAB-CE.

A edição especial do Cariri contará com Aula Magna de Waldir Xavier, referência na advocacia criminalista e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), que falará sobre “os novos desafios da advocacia”. A conferência de encerramento será ministrada pelo Presidente da ESA-CE, Eduardo Pragmácio Filho, com o tema “Inovações do Direito do Trabalho”. O evento contará com dois dias de formação, com um total de 16h/a gratuitas e certificado pela ESA-CE.

O curso também possibilita descontos na anuidade 2024 da OAB-CE para os 150 primeiros inscritos que participarem efetivamente da programação, cumprindo com pelo menos 75% de presença, e estiverem de acordo com o que determinam os normativos da OAB-CE. Inscrições gratuitas em: http://cursos.esace.org.br.

 

Confira a programação completa:  

53º Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia | Edição Cariri  

DIA 5/5
14h – Abertura Oficial

14h20 – CONFERÊNCIA MAGNA – OS NOVOS DESAFIOS DA ADVOCACIA
WALDIR XAVIER, Advogado e Presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (CAACE)

15h20 – PAINEL I – PRIMEIROS PASSOS NA OAB
JÚLIA BARRETO, Advogada e Presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira -CAAIC, Conselheira da OAB-CE.

16h – PAINEL II – INTRODUÇÃO À ATUAÇÃO NO TRIBUNAL DO JÚRI
LUCIANO DANIEL, Advogado Criminalista, Conselheiro da OAB-CE, Professor da Uninassau de Juazeiro do Norte.

18h40 – PAINEL III- O PAPEL DO ADVOGADO NA CONSTRUÇÃO DA CONSENSUALIDADE
ADHARA CAMILO, Advogada, Presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB Nacional, Secretária Adjunta da ESA-CE.

19h20 – PAINEL IV- INTRODUÇÃO À ADVOCACIA EM DIREITO DAS FAMILIAS E SUCESSÕES
MARIANA PEDROSA, Advogada, Vice-presidente da Comissão de Direito das Sucessões do Conselho Federal da OAB e Conselheira da OAB-CE.

20h – PAINEL V – GESTÃO DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
DAVID SOMBRA PEIXOTO, Advogado, Secretário Geral da OAB-CE e ex-membro Jurista Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

 

DIA 6/5

9h – PAINEL VI – CONSTRUÇÃO DA CARREIRA ACADÊMICA NA ADVOCACIA.
FRANCILDA MENDES, Doutora em Educação Brasileira pela UFC (2019). Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2014). Advogada. Professora do curso de Direito do Centro Universitário Leão Sampaio (UNILEÃO). Diretora Acadêmica da Escola Superior da Advocacia Subseção Crato (Triênio 2022 -2024).

9h50 – PAINEL VII – ATUAÇÃO PREVIDENCIARISTA
ANA TÂMARA SOARES, Advogada, Graduada em Direito pela URCA, Especialista em Direito Médico, Especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, com atuação na área de Direitos sociais: saúde e previdenciária. Coordenadora adjunta do IBDP no Ceará.

10h40 – PAINEL VIII – INQUÉRITO POLICIAL
DANILA MENDES, Advogada criminal especialista em tribunal do júri. Presidente da comissão de direito penal da Subseção de Juazeiro do Norte.

14h – PAINEL IX- VEDAÇÕES À PUBLICIDADE NA ADVOCACIA E MARKETING JURÍDICO
DANTE SIEBRA, Advogado, professor universitário, mestre em Direito Constitucional e Teoria Política. Presidente da comissão de gênero e diversidade sexual – OAB Crato.

14h50 – PAINEL X- PRERROGATIVAS PARA O EXERCICIO DA ADVOCACIA
MÁRCIO VITOR ALBUQUERQUE, Advogado, Diretor Adjunto de Prerrogativas da OAB-CE, Membro do conselho penitenciário do Estado do Ceará.

15h40 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO – INOVAÇÕES DO DIREITO DO TRABALHO
EDUARDO PRAGMÁCIO FILHO, Advogado, Presidente da Escola Superior da Advocacia do Ceará, Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho – ABDT e Coordenador Institucional do Curso de Direito do Centro Universitário Farias Brito – FBUNI.

 

Serviço:

53º Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia | Edição Cariri
05/05/2023 | 14h às 17h e 18h40 às 20h40
06/05/2023 9h às 11h30 e 14h às 16h30
Local: Sede OAB Crato
Inscrições gratuitas em: http://cursos.esace.org.br
Carga horária: 16h/a
Realização: ESA-CE, OAB Crato, ESA Crato, CAACE Crato, OAB Juazeiro do Norte, Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE.