A Comissão de Educação Jurídica (CEJ) da OAB Ceará, em conjunto com o Observatório da Educação Jurídica no Estado do Ceará, a Subsecção da OAB do Maciço de Baturité, a Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e as comissões de Apoio à Advocacia em Início de Carreira (CAAIC) e de Direito Internacional (CDI) da OAB-CE, promoveu gratuitamente a primeira edição da “Caravana de Educação Jurídica”, na Faculdade Maciço de Baturité, no último dia 19 de maio, data em que se comemora o dia de Santo Ivo, padroeiro da advocacia.

Com o objetivo de fortalecer os laços com toda a comunidade jurídica cearense e com os principais protagonistas da educação jurídica, a caravana visa percorrer todo o Estado do Ceará, visitando as 17 subseccionais. A primeira edição contou com palestra destinada ao público de estudantes de Direito e jovens advogados, proferida pelo magistrado trabalhista, Adalberto Ellery Barreira Neto, com mediação da presidente da CEJ e advogada trabalhista, Vanessa Oliveira, e da presidente da CDI da OAB-CE, Andrine Nunes.

A presidente da Subsecção do Maciço de Baturité, Janaína Nunes, comenta que o evento foi de grande relevância para os advogados e acadêmicos do curso de Direito da região, para que se possa dar continuidade a esse trabalho de aprimoramento, valorização e de cuidado com a cultura jurídica. “Foi um evento muito prestigiado e, para nós, foi uma honra abrir a edição da Caravana promovido pela CEJ, além do que aproveitamos esse momento de prestígio para criar e empossar os membros da nossa Comissão de Ensino Jurídico da Subsecção do Maciço Baturité. Por isso, reitero que para nós foi um momento muito enriquecedor, com uma repercussão muito propositiva e salutar”, declarou.

Representando a ESA-CE, o Secretário-geral, Átila Gomes, avalia a iniciativa da caravana como mais um canal de comunicação das ações de interiorização da OAB e ESA, com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), levando um olhar protagonista de aperfeiçoamento, participação e valorização à classe advocatícia. “A caravana chega para somar as ações práticas que a OAB e a ESA já realizam, interiorizando esse tipo de atividade. A proposta é levar todo esse conglomerado de atribuições da OAB e essas experiências práticas aos futuros advogados da região”, declarou.

Vanessa Oliveira, enquanto presidente da CEJ Estadual, entende que a Caravana representa uma maior aproximação do interior e da capital no que diz respeito à Educação Jurídica. “Esta maior capilaridade da OAB em suas respectivas subseccionais tem o propósito de reforçar a preocupação constante da OAB-CE com a qualidade da Educação Jurídica no estado do Ceará”, afirmou.

Outra Comissão representada no evento foi a CAAIC, presidida pela advogada Júlia Barreto, que disse que o evento “sem dúvidas foi relevante, pois pudemos ter a participação de um experiente juiz trabalhista tratando de um assunto voltado para advogados em início de carreira e jovens estudantes que estarão finalizando o curso e que, muito em breve, também estarão nas audiências”, comentou.

Andrine Nunes, que atuou como mediadora da palestra, ponderou sobre a necessidade do estudo continuado para a classe e destacou que a importância da participação da Comissão de Direito Internacional no evento “foi exatamente fazer com que haja uma capilaridade do entendimento relacionado à internacionalização dos Direitos”, esclareceu.