A Comissão de Direito Empresarial (CDEMP) da OAB-CE, realizou a sua primeira reunião do ano de 2023, que alinhou alguma das principais ações do ano e discutiu sobre as novas tendências do Direito Empresarial no cenário pós-pandemia, as questões jurídicas relacionadas à inteligência artificial, automação de processos nas empresas e outros assuntos relevantes para o estudo da temática principal da Comissão. A reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira (29/05), na sede da seccional cearense. 

No início do encontro, o presidente da CDEMP, salientou o atual papel da Comissão na sociedade. “Como integrantes desse grupo, temos a responsabilidade de promover o desenvolvimento do Direito Empresarial em nosso estado, bem como de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e equilibrada. O Direito Empresarial é uma área de grande importância para o desenvolvimento econômico e social do país. É através dele que as empresas podem se estabelecer, crescer e gerar empregos e renda para a população”, explicou Ricardo Wagner. 

Wagner destacou, ainda, que a Comissão tem como objetivo principal, promover a troca de conhecimentos e experiências entre os seus membros, bem como fomentar o debate sobre temas relevantes para o Direito Empresarial. Além disso, para todo o atual ano de 2023, serão estabelecidas parcerias com outras entidades e instituições para fortalecer a atuação para contribuir com o desenvolvimento do Direito Empresarial no estado do Ceará.

Na ocasião, Christiane Leitão, vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará, concedeu posse para 15 novos membros que irão compor os quadros da Comissão, em seguida, parabenizou os advogados (as) pela nomeação e reforçou o papel das Comissões da Ordem na sociedade. 

“Nós queremos manter e cultivar esse trabalho lindo realizado pelas Comissões e principalmente essa interlocução com os diversos ramos da advocacia, com as diversas possibilidades de atuação, que não são apenas para o fortalecimento de conhecimentos nas áreas específicas, mas também para preparar colegas advogados (as) de uma forma que se interligue a OAB-CE com a sociedade. Em nome de nossa diretoria, recebo todos aqui presentes como membros oficiais da CDEMP e parabenizo pela posse”, concluiu a vice-presidente e coordenadora de Comissões Temáticas da OAB Ceará.

O diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) e coordenador-geral adjunto de Comissões Temáticas da OAB Ceará, também participou do momento e ressaltou o papel da Escola na advocacia. “Uma das nossas diretrizes para os cursos promovidos pela ESA-CE é trazer a advocacia veterena e também a nova advocacia pois sabemos que o aperfeiçoamento profissional não tem faixa etária. Reforço que nossa Escola está de portas abertas e todas as nossas Comissões também, então fiquem cientes que todos podem participar de mais de uma Comissão da seccional, por isso, aproveitem”, disse Raphael Castelo Branco. 

Confira a lista completa dos 15 novos membros que irão compor a Comissão de Direito Empresarial da OAB-CE:

Alane Cristina Nogueira Freitas (OAB-CE: 46.999)

Ayrton Holanda De Menezes (OAB-CE: 50.360)

Cristiane Dantas Gonçalves De Oliveira (OAB-CE: 46.255)

Débora Ximenes Leite (OAB-CE: 42.329)

Felipe Davi Marquezan B.Lorenzen Pippi (OAB-CE: 48.585)

Felipe De Albuquerque Bezerra (OAB-CE: 16.467)

Francisco Isaac Agostinho Vasconcelos (OAB-CE: 49.230)

Jaime Piettro Carolino Celes (Membro Acadêmico)

Jessica Carvalho Barbosa (OAB-CE: 27.211)

Jhassika Gomes Chagas (OAB-CE: 44.461)

Joyce Alves De Medeiros (OAB-CE: 46.679)

Luísa Brasil Da Costa Fernandes (OAB-CE: 50.017)

Marcela De Almeida Pinheiro Carvalho (OAB-CE: 18.615)

Marcelo Bruno Sousa De Carvalho (OAB-CE: 32.599)

Marcos Vinícius Azevedo Damasceno (Membro Acadêmico)