A Comissão Especial de Mediação e Conciliação (CEMC) da OAB-CE deu início, nesta segunda-feira (22/5), à primeira edição do projeto “OAB Concilia”, uma parceria com a Comissão de Direito Bancário, a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). A edição tem a duração de três dias, finalizando na quarta-feira (24) e foi idealizada para facilitar e mediar ações jurídicas de empresas com grandes demandas no judiciário. Na estreia, foram debatidas as causas do banco Santander, com os representantes da organização. As reuniões ocorreram de forma híbrida, sediadas nas instalações da ESA-CE, na sede da OAB.

De acordo com a presidente da CEMC, o intuito do projeto é trazer uma rotatividade de fornecedores e parceiros, para que as tramitações no judiciário sejam agilizadas. “Nesta edição, estamos aqui em parceria com a Comissão de Direito Bancário, já que esta é a especialidade deles. O nosso intuito, além da diminuição do acervo no judiciário, é promover este atendimento especializado, visando a conciliação. No geral o cenário é este, sempre a nossa comissão em parceria com outras. Estamos abertos aos fornecedores, que podem entrar em contato com a OAB”, explicou Adhara Camilo.

Os processos judiciais do banco Santander foram disponibilizados para análise por meio do TJCE. Sobre esta parceria com a Ordem, a supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal, desembargadora Vanja Fontenele, afirmou considerar um avanço no cenário jurídico. “É uma iniciativa fundamental da OAB. Antes, o diálogo entre a magistratura e a advocacia era muito mais difícil, o que afetava nas ações efetivas. Agora, só este ano já realizamos diversas reuniões entre os órgãos e, como resultado, muita coisa está andando. Parcerias que beneficiam não apenas aos juízes e advogados, mas à população como um todo”, relatou.

O advogado Rafael Alcântara, esteve presente e atuou na iniciativa, elogiando, na ocasião, o andamento da ação. “É um projeto que trabalha uma composição amigável entre as partes de uma forma muito eficiente. Hoje presenciei as atividades e tudo estava muito organizado, estruturado dentro das legislações. Já percebemos bons resultados em termos de rapidez e qualidade nas tramitações. E essa é apenas a primeira edição. O futuro é muito promissor”, levantou.

Para futuras parcerias no projeto “OAB Concilia”, as empresas ou instituições fornecedoras podem entrar em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil, através da Secretaria de Comissões Temáticas, por meio do Whatsapp (85) 981705180 ou clicando aqui.

Estavam presentes na abertura, em nome da OAB-CE, a vice-presidente da OAB-CE e coordenadora do colégio de Comissões Temáticas da seccional cearense, Christiane Leitão; a presidente da Comissão idealizadora do evento e secretária adjunta da ESA-CE, Adhara Camilo; a desembargadora e supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Vanja Fontenele; a coordenadora do Nupemec, Ana Paula Feitosa Oliveira; a vice-presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE, Gabriela Vasconcelos Lima; dentre outros membros da CEMC e da Comissão de Direito Bancário da seccional cearense.

Serviço:
Projeto OAB Concilia
Idealização: Comissão Especial de Mediação e Conciliação, em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA-CE) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).
1ª Edição: 22 a 24 de maio.
Local: Escola Superior de Advocacia, sede da OAB-CE. Av. Washington Soares, 800. Guararapes.
Fornecedor da 1ª Edição: Banco Santander
Organizações interessadas nas futuras edições, entrar em contato: (85) 981705180 (Secretaria de Comissões da OAB-CE).