A OAB subsecção Cariri Oriental promoveu uma Audiência Pública, no último dia 06/06, na Câmara Municipal de Mauriti, visando a criação de um requerimento ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) solicitando a elevação da Comarca de Mauriti à entrância intermediária e criação de mais uma vara.

Presente no debate, a vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, reforçou o papel institucional da Ordem. “Essa articulação é muito importante. Já conversamos com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Abelardo Benevides Moraes, para ser apresentado ao Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará a proposta de criação da 3ª Vara da Comarca de Brejo Santo/CE. Estamos trabalhando para a advocacia e para a sociedade. Uma advocacia forte faz a diferença”, disse a representante da Ordem cearense.

O presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Vicelmo Sales, ressaltou a importância da pauta. “É um prestígio para nós ter esse diálogo em prol de melhorias para a região de Mauriti. Estamos de mãos dadas para realizar qualquer tarefa. Hoje, a visão da Ordem dos Advogados tem um respeito muito maior para com a classe. Nós não sonhávamos em ter salas de apoio bem estruturadas e nesta gestão nós estamos conseguindo ter em todo o estado. Estamos buscando elevar a autoestima da advocacia e trabalho não nos falta”, afirmou.

No ensejo, Vicelmo Sales também anunciou o projeto para inauguração de uma sala para a advocacia totalmente equipada e ambientada.

O presidente da OAB Subsecção Juazeiro do Norte e coordenador do Colégio de Presidentes das Subsecções, Francivaldo Lemos (Vavá Lemos), reforçou o compromisso da OAB em buscar melhorias. “Estou contribuindo neste debate, porque realmente é muito importante o olhar em conjunto para melhorias à nossa região do Cariri. Esse tema é de extrema relevância para a advocacia do Ceará, mas também para a OAB Nacional, que visa a interiorização. Não há diferença entre capital e interior, somos uma só classe”, destacou.

A vice-presidente da OAB Subsecção Cariri Oriental, Albanita Martins, ressaltou a importância da aproximação da seccional com a Subsecção. “Diante da importância da luta, todos nós da advocacia Mauritiense está unido para a elaboração desse projeto. Estamos muito longe de Fortaleza e, por isso, é muito importante ter a presença de uma representante da OAB Estadual. Porque reforça a nossa atuação para ter sucesso em nosso pleito. Agradeço a presença de cada um de vocês. O nosso compromisso de elevação da Comarca será algo realmente que estará sendo nossa luta na atual gestão.”

A vereadora de Mauriti, Celminha Santana (PT), na oportunidade, destacou a importância do diálogo. “A Câmara foi um lugar ideal para o debate, sendo a casa do povo. Com Vicelmo Sales estamos trabalhando por um grande objetivo. Em nome do poder legislativo do Município, é uma honra ter a presença da vice-presidente da OAB, Christiane Leitão, e dos representantes da Ordem”, complementou.

A advocacia da região presente corroborou com a iniciativa e marcaram futuras reuniões para ampliar a luta pela conquista do pleito.