Na primeira semana de maio, nos dias 4 e 5, o Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TDP) da OAB Ceará, realizou, na OAB Subsecção Sobral, o evento “TDP Itinerante”, que tem como objetivo a proposição da interiorização do Sistema de Prerrogativas da Ordem Alencarina, proporcionando encontros com a advocacia da região e autoridades locais para melhor se entender as necessidades no tocante às prerrogativas de cada região do Estado.
Na ocasião, integrantes do TDP se reuniram no dia 4 com o Juiz Corregedor dos Presídios, Dr. Paulo Santiago, oportunidade em que foram ricamente debatidas questões que envolvem a Penitenciária Industrial Regional de Sobral – PIRS, como o acesso dos advogados, a situação dos alvarás de soltura em fins de semana, uso do parlatório, dentre outras.

No dia 5, o TDP/OAB/CE acompanhado de integrantes da OAB Subsecção de Sobral, visitou a Delegacia Municipal de Sobral e a Penitenciária Industrial Regional de Sobral.
Na visita à Delegacia, o debate girou em torno da afirmação da importância das prerrogativas dos advogados no tocante ao acompanhamento da oitiva de todas as testemunhas em sede de Inquérito Policial, ocasião em que o TDP salientou o respeito ao disposto no art. 7º, I.
Na visita à Penitenciária Industrial Regional de Sobral – PIRS, o Diretor da Unidade, Acelino Nogueira Alves, apresentou o padrão das instalações da unidade, assim como os diversos projetos com o objetivo de ressocialização dos internos, como a confecção de artesanatos e a padaria da unidade.

Por fim, o TDP realizou na sede da Subsecção de Sobral, a Sessão Itinerante. No primeiro momento foram debatidas questões da advocacia da região e fora entregue um Voto de Louvor ao Ex- Presidente da OAB – Subsecção de Sobral e atual Secretário-Geral Adjunto e Corregedor da OAB/CE, Rafael Pereira Ponte, pelo empenho no âmbito da defesa das prerrogativas da advocacia e na luta diante das constantes violações dos direitos dos advogados e advogadas. Após, ocorreu a 1ª Sessão do TDP Itinerante com o julgamento de processos da Região.#prerrogativas#oabce#tdp#sobral