Na tarde de quarta-feira (31), durante a 2ª Sessão Extraordinária do Conselho Pleno da OAB-CE, o presidente da Ordem cearense, Erinaldo Dantas, oficializou a saída de Eduardo Pragmácio Filho da presidência da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE) para concorrer à lista sêxtupla da OAB para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). O momento também foi marcado pela nomeação ad referendum de Raphael Castelo Branco para assumir a presidência da ESA-CE.

Erinaldo Dantas destacou seu apoio a Pragmácio Filho na disputa da tão sonhada vaga ao TST e o reconhecimento ao seu trabalho em prol da advocacia. “Sempre estivemos juntos nas batalhas e vitórias. Temos uma ESA-CE antes e depois da gestão de Pragmácio, que soube usar ferramentas de tecnologia, de governança participativa e é uma referência acadêmica e de gestão. Pragmácio tem o nosso apoio e pedido ao Conselho Federal para que posam votar em uma pessoa com a sua bagagem intelectual e ética. Precisamos ter nos Tribunais pessoas com vínculo com a Ordem dos Advogados do Brasil, uma pessoa que saiba na pele o que é brigar por prerrogativas, que já tenha serviço prestado à classe e já tenha sido testado. E Pragmácio é o perfil perfeito para representar muito bem a advocacia”, declarou Dantas.

Após o anúncio oficial, Eduardo Pragmácio Filho foi ao púlpito para agradecer o apoio da OAB-CE, ESA-CE e CAACE em sua nova jornada, além de apresentar um balanço geral da gestão, enquanto esteve à frente da Escola Superior de Advocacia do Ceará, entre junho de 2020 e abril de 2023.

“Sinto muito orgulho de lutar e servir à advocacia, porque tudo que tenho na vida devo a ela e a esta Casa. Fui chamado à missão de presidir a ESA-CE e acredito que cumpri com o que foi confiado a mim, contando com o apoio da minha diretoria colegiada. Sinto-me muito honrado pela confiança que o Conselho e a presidência da OAB-CE depositaram em mim para assumir por duas gestões e pelo apoio nessa minha empreitada em assumir a lista sêxtupla no Conselho Federal para compor o TST. Sinto-me preparado por ter serviço prestado, defendo a prerrogativa dos advogados e estou preparado tecnicamente para a missão. Confio demais nesta diretoria e nos que irão me suceder, pautados por muito trabalho e sinergia com a Ordem em prol da advocacia”, pontuou Pragmácio Filho.

Já devidamente nomeado presidente da ESA-CE, Raphael Castelo Branco também manifestou votos de apoio e agradecimento a Pragmácio Filho, enfatizando o compromisso de continuar o legado de uma gestão uníssona com todo o Sistema OAB-CE.

“Com muito orgulho compus as duas últimas gestões da Escola e pude integrar o trabalho colegiado feito a muitas mãos, capitaneado por Pragmácio que implantou uma cultura de planejamento, de objetivos estabelecidos, com monitoramento permanente das diretrizes. Ressalto a importância da sinergia criada com as instâncias desta Casa, em especial com as Comissões Temáticas. E renovo os compromissos desta gestão que, desde o início, se propôs a ser inclusiva, comprometida com os valores da paridade de gêneros e dos direitos humanos. Buscarei seguir todos os objetivos traçados no nosso planejamento estratégico, procurando fortalecer os ganhos da gestão de Eduardo Pragmácio e os valores da Escola para que possamos fortalecer cada vez mais a educação jurídica e de qualidade para a toda a advocacia”, declarou Castelo Branco.

Além do novo presidente da ESA-CE, os Conselheiros Estaduais aprovaram por unanimidade a nomeação de Adhara Camilo e Clara Petrola para os cargos de Tesoureira e Conselheira da Escola, respectivamente.

A sessão contou ainda com justas homenagens a Eduardo Pragmácio Filho que recebeu uma placa em reconhecimento à excelente atuação em prol da educação jurídica prestada frente ao Sistema OAB-CE e à sociedade cearense.

O momento foi prestigiado por toda a diretoria da ESA-CE, com as presenças de Wyllerson Matias (Vice-presidente), Érica Martins (Diretora Acadêmica), Átila Gomes (Secretário Geral) e Helter Dias (Diretor para Subsecções).

Clique aqui e confira sessão do Conselho Pleno da OAB-CE na íntegra