Após diálogos entre a OAB Ceará, por meio do Conselho Consultivo OAB Jovem, e de proposição do Deputado Estadual e Líder do Governo na Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PDT), com coautoria do Deputado Estadual, Bruno Pedrosa (PSC), será instituído no Estado o dia da Jovem Advocacia.

O projeto de Lei Estadual, n⁰ 737/2023, foi aprovado, na última quarta-feira, 12/07, durante a Sessão Planária da Assembleia Legislativo. Clique aqui e confira a sessão na íntegra.

A vice-presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, acredita que a aprovação valoriza a jovem advocacia, além de acolher os colegas. “É uma ação importante de acolhida e cuidado com o jovem profissional. Parabenizo o nosso Conselho OAB Jovem pela iniciativa e agradeço o apoio do Deputado Romeu Aldigueri e do Deputado Bruno Pedrosa. Essa é uma conquista importante para a nossa classe”, disse a diretora.

O dia escolhido para celebrar anualmente a Jovem Advocacia estadual é 23 de setembro, pois nesta mesma data, em 2019, foi sancionada a Lei nº 13.875/19, que permite que jovens com três anos de inscrição na OAB possam participar das eleições para o Conselho Seccional. A data se torna ainda mais significativa ao marcar a importância da participação dos jovens advogados no cenário jurídico do estado do Ceará.

A presidente do Conselho Consultivo OAB Jovem e presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira, Júlia Barreto, é autora do requerimento, feito pela OAB-CE,  que propôs o Dia Estadual da Jovem Advocacia. “A aprovação do Dia da Advocacia Jovem reflete diretamente na valorização de toda a nossa classe. Estamos felizes com a aprovação, é motivo de orgulho ver a juventude alcançando tantos papéis de destaque na nossa sociedade”, afirmou.

Para o deputado Romeu Aldigueri, a criação da Lei é uma forma de eternizar a importância da classe. “Propomos a criação do Dia Estadual da Jovem Advocacia como forma de celebrar e enaltecer as prerrogativas e eternizar a importância da classe. Quanto mais forte e resguardada for a jovem advocacia, mais valorizada será toda a advocacia do Estado”, declarou.

Clique aqui e confira o Projeto de Lei que institui o Dia Estadual da Jovem Advocacia no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do estado do Ceará.