Após anos de lutas e trabalhos da OAB Ceará, a nova sede da Subsecção Vale do Salgado, denominada Aldo Marcozzi Monteiro, foi inaugurada, no município de Icó. A cerimônia, repleta de homenagens e atrações, ocorreu na última sexta-feira, 11, Dia da Advocacia, e foi prestigiada por grandes nomes do judiciário e do poder público de todo o Estado. O evento representa um seguimento na série de comemorações e feitos conquistados no marco de 90 anos da Ordem Cearense.

A ocasião teve início com o hasteamento da bandeira pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, o presidente da Subsecção Vale do Salgado, Kleber Colares e a prefeita de Icó, Laís Nunes (PDT), ao som da banda de música Maestro Gonçalo Farias dos Santos. Logo após, houve participação do Coral da Fundação Raimundo Fagner, que emocionou os presentes.

Em sua fala, o presidente da Ordem cearense ressaltou a união da seccional com o Conselho Federal, afirmando que o apoio do presidente da CFOAB, Betto Simonetti, se fez fundamental para a conclusão da obra. “Porque essa é a nossa obra mais importante do ano e só foi realizada com a união de todos.Tanto no espectro nacional, como no espectro local, nesse clima maravilhoso. Temos os presidentes maravilhosos, nossa diretoria, o conselho,os presidentes de comissão, a ESA-CE e CAACE. Foi um trabalho em conjunto, que resultou em um prédio moderno e bem equipado”, explicou Erinaldo Dantas.

O presidente da Subsecção Vale do Salgado agradeceu a todos que contribuíram com a construção da sede, em especial a diretoria, ESA e CAACE da Vale do Salgado, e salientou, emocionado, o significado do espaço para a região. “Nossa nova sede é o reflexo de um trabalho árduo e coletivo guiado pelo compromisso com a justiça e o exercício pleno do direito. Teremos a oportunidade de oferecer inúmeros serviços e benefícios. Além de seu espaço de integração e de estímulo ao network, permitimos a troca de experiências e aprimoramento do conhecimento por meio de cursos, palestras, workshops e atividades de capacitação profissional”, disse Kleber Colares.

A Prefeita de Icó celebrou a conquista do prédio não apenas para o município, mas para toda a região. “Eu quero também parabenizar o arquiteto Edjalma Moreira e o engenheiro Alexandre Lima e todos os construtores que fizeram aqui deixaram esse espaço. A gente passava aqui e hoje ver esse espetáculo que ficou é maravilhoso. Fico muito feliz na condição de gestora de poder fazer essa parceria institucional na qual o município disponibilizou esse terreno aqui para construção da sede própria da OAB”, afirmou Laís Nunes.

Em um momento solene, encerrando a cerimônia, Kleber Colares foi premiado com o troféu ‘90 anos OAB Ceará’. O advogado foi o primeiro presidente da subsecção, criada em 2018, com apoio do presidente Erinaldo Dantas e dos conselheiros estaduais, ao tomarem conhecimento das demandas da região. No ano seguinte, Colares se elegeu oficialmente ao cargo, comandando Vale do Salgado durante o período de 2019-2021, e se reelegendo para o biênio atual de 2022-2024, obtendo 100% dos votos. O advogado atuou diretamente para a inauguração da nova sede, desde o momento da solicitação até o corte de fitas.

A Juíza diretora do Fórum de Icó, Karla Aranha, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma nota, exaltando a conquista, pela sua elegância e modernidade. “Acertou genuinamente a Direção da Ordem quando optou, em seus planos e projetos, por dar uma nova sede à Subsecção Vale do Salgado, com instalações condignas, à altura dos que aqui exercem o seu múnus”, diz o texto. Clique aqui e leia na íntegra.

O promotor de justiça, Daniel Porto, prestigiou o evento. “Estou aqui desde 2016, e acompanhei a evolução da OAB Vale do Salgado, desde seu desmembramento da subsecção de Iguatu. A inauguração é apenas um reflexo da importância e qualidade da advocacia de Icó. Uma classe que chama atenção pela união, que faz engrandecer não só a OAB, mas todo o sistema de justiça”, afirmou, na ocasião.

Clique aqui e tenha acesso a todas as fotos da cerimônia

 

Homenagens

A nova sede é nomeada em homenagem a Aldo Marcozzi Monteiro, advogado, ex-prefeito de Icó, ex-presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará – APRECE e militante do direito penal, sendo amplamente reconhecido pelo seu talento nas tribunas. Monteiro esteve representado, na cerimônia, pela filha, Carolina Monteiro, presidente da junta comercial, além de demais familiares e amigos, que testemunharam a oficialização do espaço..

A solenidade ainda contou com o descerramento da Placa de inauguração do auditório “Advogado Raimundo Lisboa Pereira”, em referência ao advogado icoense, considerado um dos maiores criminalistas do Estado de Goiás, onde residiu por boa parte da vida. A cerimônia foi realizada com a presença de Priscila Lisboa, filha do homenageado e coordenadora de ações jurídicas do Conselho Federal da OAB.

Logo em seguida, todos os convidados prestaram um minuto de silêncio, em respeito a Pedro Gilberto Barbosa, advogado militante e vereador de Icó por 7 mandatos consecutivos, falecido em 6 de agosto. Ao longo da cerimônia, votos de condolências foram prestados à Barbosa, pelos serviços prestados à subsecção e à construção da nova sede.

 

Medalha Advogado Padrão

Por fim, houve a entrega da Medalha Advogado Padrão, aos profissionais de destaque no Ceará, nos últimos 4 anos, sendo eles: Francisco Juceza Teixeira Felipe, José Elder dos Santos, Maria de Fátima Silva e Maria Carmelita Pedrosa Lima. Esta última, representando todos os homenageados, fez uso da palavra.

Com apoio de Erinaldo Dantas e Kleber Colares, a entrega das comendas foi realizada por membros da diretoria da Subsecção Vale do Salgado: a vice-presidente, Isadora Albernaz Roberto de Carvalho; o Secretário-Geral, Daniel Celestino de Albuquerque; a Secretária-Geral Adjunta, Elis Josefine Pereira Oliveira Pinheiro; e o Tesoureiro, Diego Alves de Sousa Rolim.

 

Presenças

A mesa do evento foi oficialmente integrada pelo presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, o presidente da Subseção Vale do Salgado, Kleber Colares; a prefeita do Município de Icó, Laís Nunes (PDT); o Secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará, representando o Governador Elmano de Freitas (PT), Antonio Ney; o ex-presidente da OAB Ceará e Conselheiro Federal, Hélio Leitão; o Deputado Estadual e Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Oriel Filho (PDT); o coordenador Nacional de interiorização da advocacia, João de Deus Quirino; o Juiz titular da Segunda Vara Cível da Comarca de Tauá, Ireilton Bezerra Freire; a vice-presidente da OAB-CE, Cristiane Leitão; o Secretário-Geral, David Sombra Peixoto; a diretora Tesoureira, Camila Fernandes; o Secretário-Geral Adjunto e Corregedor, Rafael Ponte; o coordenador do Colégio de Presidentes da OAB-CE e presidente da OAB Juazeiro do Norte, Vavá Lemos; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Waldir Xavier; e representando o presidente da Escola Superior da Advocacia do Ceará, o diretor para Subseccionais da ESA Ceará, Helter Dias.

Dos presidentes de subsecções, estavam presentes: Neudson Nascimento, de Canindé; Vicelmo Sales, do Cariri Oriental; Aderson Feitosa, do Crato; Danilson de Carvalho, de Iguatu; Ronisa Freitas, de Inhamuns; Niefson Bruno, de Itapipoca; Nivaldo Pessoa, do Litoral Oeste; Janaina Nunes, do Maciço de Baturité; Davi Pordeus, do Sertão Central; e Richardson Reis, do Vale do Jaguaribe. Além disso, compareceram, da Escola Superior de Advocacia da Subsecção, Angélica Nojosa e, da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, Daniel Santos.

Também estavam presentes o promotor de Justiça, Daniel Porto, Alan Ferreira e Edmar Mendes, do Ministério Público do Estado do Ceará; o Coronel Rodrigo Rodrigues, comandante do batalhão de Iguatu, representando o Ministério Público Militar; Vicente de Paula, delegado regional, representando a Polícia Civil; o advogado Rossini Farias Camilo; o advogado Hermano Limeira; o diretor de prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor Albuquerque; o policial Fabiano Bezerra Pinheiro, representando a Polícia Rodoviária Federal; a presidente do CDL Icó, Rosa Pinheiro; o prefeito de Ipaumirim, Wilson Alves de Freitas; a vereadora Eduarda Dantas (PDT-CE); o presidente da presidente da Câmara Municipal de Icó, Fernando Nunes; o ex-prefeito e ex-deputado Neto Nunes; os tabeliães dos cartórios Edmir Peixoto dos Santos e Maria Manoela Quintas; o arquiteto da obra, Edjalma Moreira; e o engenheiro Alexandre Lima.

Além destes, a solenidade contou com presidentes e membros de Comissões, do Poder executivo, legislativo e judiciário, do Ministério público, da Defensoria Pública, da Polícia Penal, da Guarda Municipal, do Cotam, do INSS, além de representantes de unidades militares, dirigentes de instituições privadas, membros de organizações não governamentais, representantes da imprensa e de outros segmentos sociais.