Em agosto celebramos o mês da advocacia. Afinal, em 11 de agosto de 1827, Dom Pedro I fundou os dois primeiros cursos jurídicos do País: em São Paulo/SP e Olinda/PE.

Quase um século depois, a luta por justiça e igualdade, bandeiras levantadas pela advocacia, personifica-se em diversos capítulos de nossa história, onde o profissional do direito foi fundamental na manutenção da ordem e da democracia.

Para que esta luta seja desempenhada a contento, entretanto, é preciso um olhar de desvelo para com o profissional da advocacia. E é justamente esta a razão de existir das Caixas de Assistência dos Advogados, pilar social da Ordem dos Advogados do Brasil, presentes em todo o País.

Neste contexto, a nossa gloriosa Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace), instituição a qual tenho a honra de presidir, é referência. Com 80 anos de existência, este patrimônio da advocacia do nosso Estado permanece jovial e devotada a fazer sempre o melhor pela categoria.

Ofertamos serviços de saúde, coworkings, emissão de certificados digitais, planos de saúde a preços diferenciados, clube de vantagens, e diversos outros benefícios. Atualmente, a interiorização de nossos serviços é uma premissa desta gestão, com ações e melhorias estruturais.

No último mês, assinamos a ordem de serviço que autoriza o início das obras da construção de nossa nova sede, que funcionará ao lado da sede da OAB-CE. Um compromisso inexorável de nossa gestão e que facilitará a logística de advogados e advogadas. Esta é nossa filosofia de trabalhar incessantemente por uma classe mais forte.

Brindemos àquela que, para mim, é a mais sublime das profissões. Aos “colegas de trincheira” que há anos estão nesta caminhada e àqueles que ora dão os primeiros passos na profissão, ânimo! Sigamos firmes e iluminados pelo pensamento de nosso patrono, Rui Barbosa, que tão bem definiu nossa missão: “Onde quer que haja um direito individual violado, há de haver um recurso judicial para a debelação da injustiça; este, o princípio fundamental de todas as Constituições livres”.

Lutemos!

Waldir Xavier é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará.
Clique aqui e tenha acesso ao artigo na íntegra, no jornal O Povo.